segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"Lições no consultório odontológico!"

setembro

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9.

Encontrava-me no consultório do dentista. Fazia algum tempo que eu não ia lá, e estava pagando por isso. Enquanto procurava me lembrar de algo em que pensar para me distrair da dor, percebi os paralelos entre minha experiência no consultório e o pecado em minha vida.
Sei que a analogia vai só até certo ponto, mas pense nisto: a placa é como o pecado. Vai crescendo. Se você não fizer algo a respeito, só piora. Antes de ir ao dentista, achei que os dentes estavam limpos. Afinal, naquela mesma manhã, eu havia escovado os dentes e passado neles o fio dental. Mas os dentes não estavam limpos. Não de verdade. Não comparados com a limpeza que poderiam apresentar. Fazia um bom tempo que eu não ia ao dentista, e eu me esquecera de como é, na realidade, a aparência de dentes limpos.
Achei que soubesse, mas precisava de um lembrete. A mesma coisa com o pecado. Posso chegar a ser até condescendente, achando que sou uma boa pessoa. Afinal, não matei ninguém, nem roubei ou menti. Mas os “pequenos” pecados podem se intrometer em minha vida sem que eu os perceba. Pecados como orgulho, ressentimento ou raiva. Se não os cortar pela raiz, chego a pensar que são normais. Não vejo a feiura e a dor que causam.
Para continuar a analogia, posso fielmente escovar os dentes e passar o fio dental duas vezes por dia, mas ainda preciso fazer a limpeza no consultório. Ou, dizendo de outro modo, posso ler a Bíblia para aprender como ser o tipo de cristã que Deus quer que eu seja, e posso orar todos os dias para que Ele me ajude, mas quando o pecado está lá, preciso ir em busca da limpeza. Preciso confessar meu pecado e pedir que Deus me perdoe, que remova o pecado da minha vida. Pode não ser agradável. Pode até ser doloroso, mas, assim como a ida ao dentista, deve ser feito. Adiar só piora a situação. Quanto mais placa houver para ser removida, tanto mais tempo demora, e mais doloroso é o processo. Quanto maior o tempo durante o qual você permite que o pecado cresça em sua vida, tanto mais difícil será erradicá-lo, e mais doloroso será o processo.
Um último paralelo é este: como já disse, eu não havia ido ao dentista por um bom tempo, e me sentia um tanto embaraçada por isso. Mas as pessoas lá não me culparam por eu ter ficado ausente, nem se recusaram a me atender por causa disso. Não se envergonhe de ir a Deus com seu pecado e de pedir perdão. Ele não a culpará nem Se recusará a ajudá-la. Ficará contente porque você O procurou.
Julie Bocock-Bliss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger