segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"Orgulho, espinho na carne!"

Mas, para que não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. 2 Coríntios 12:7, NTLH

Dizem que a confissão faz bem à alma; portanto, permitam-me confessar. Uma das coisas com as quais tenho lutado desde a adolescência é o orgulho. Sou uma daquelas pessoas com múltiplos talentos. Deus me abençoou com muitos dons. Levei anos para aprender que não preciso usar todos os dons ao mesmo tempo, mas usar apenas aqueles de que preciso num momento específico. Mas meu orgulho sempre levava a melhor. Eu ficava feliz ao exibir meus talentos, mesmo que isso significasse deixar alguém em má situação.
A verdade é, eu achava que isso era uma boa experiência de aprendizado para a pessoa, e por isso eu a corrigia e lhe mostrava a maneira certa de fazer as coisas. Quanta arrogância! Imagino como Deus deve ter olhado para mim e simplesmente balançado a cabeça, sabendo que um dia eu chegaria a aprender. Bem, um dia aprendi.
Começou com uma série de problemas de saúde que me atravessaram o caminho. Cada um me incapacitava por um período de tempo, e mesmo após o restabelecimento eu não era capaz de funcionar como no passado. Dependia cada vez mais do auxílio de Deus para fazer o que antes parecia tão fácil. Lutei com a raiva, a autopiedade e a impaciência. E naturalmente eu disse a Deus que Ele era injusto ao me dar tantos dons e depois permitir que eu ficasse numa posição na qual precisava me esforçar para usá-los.
Então, um dia, ao ler a Bíblia, encontrei o texto de hoje, escrito por Paulo. Era como UM TOQUE de despertar, um momento “ahá”. Entendi o que Paulo estava dizendo. Veja que, dependendo de Deus para me dar forças e a alegria das quais preciso toda vez que me levanto para falar, toda viagem que faço e cada dia no escritório, percebo que não sou eu – é Jesus! Todos os dons de que tanto me orgulho não são meus, afinal. Pertencem a Deus, em primeiro lugar. E agora me considero menos orgulhosa e mais inclinada a dar a Deus toda a glória e o louvor por tudo o que faço. Assim, posso verdadeiramente dizer que não é por minha força, nem por meu poder, mas pelo Espírito de Deus que faço o que tenho feito para Ele (ver Zacarias 4:6). E aguardo o dia em que Jesus vier, dia no qual meu espinho será removido.
Cada uma de nós tem dons, e cada uma tem desafios. O teste é se procuramos fazer tudo por conta própria para receber o crédito ou não. Na verdade, é o Espírito Santo que nos capacita a fazer tudo o que realizamos.
Heather-Dawn Small

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger