segunda-feira, 27 de março de 2017

"Brevidade!"

"Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa." (Tiago 4:14).






Houve um tempo em minha vida em que conseguia lembrar de cada semana, mês ou ano. Agora eu me lembro das décadas mais facilmente do que de cada ano. O tempo parece passar tão rapidamente.

Quando perguntaram a Billy Graham qual havia sido a sua maior surpresa na vida, ele respondeu: "A sua brevidade." É verdade. O tempo não pára.

A bíblia certamente ecoa essa ideia da brevidade da vida humana. Jó disse: "Meus dias correm mais velozes que um atleta; eles voam sem um vislumbre de alegria". (Jó 9:25)

Davi disse: "Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro" (Salmos 39:5)

E Tiago colocou a seguinte questão: "Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa" (Tiago 4:14). Tiago não estava respondendo a uma questão filosófica, mas a uma mais descritiva. A melhor maneira de entender seria: "Que tipo de vida você leva?"

O tempo é algo precioso, mas também é breve, nossa existência é breve, raramente conseguimos passar dos 90 anos. Se entendessemos plenamente o paradoxo de brevidade e eternidade, talvez não gastássemos tanto tempo energia e dinheiro em coisas tão fugazes. As prioridades seriam menos egoístas, pensaríamos mais no bem estar do outro (o verdadeiro sentido do amor). Doaríamos mais tempo da nossa vida para fazer o bem, para amar, para levar amor e conforto, amaríamos mais  as pessoas e não as coisas. Festas, drogas, bebidas e qualquer má sorte de vícios não fariam tanto sentido, pois as pessoas preencheriam este vazio com o outro. Seria menos, "por que eu", menos vitímismos. O mundo anda por demais, desgastado com a falta de tempo, fundamentada no ego. Como disse a palavra de Deus: ..."Sê tu uma benção"! Que possamos orar pedindo sabedoria para o Eterno, para que ele nos mostre o caminho que nos levará a ser menos EU e mais o OUTRO. Nosso tempo é precioso, estamos aqui de passagem, então façamos deste tempo aqui um diferencial positivo na vida de alguém. Feliz Semana! (Tita Dettmer).


sábado, 25 de março de 2017

Módulo Reflexivo!

"O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" (Jo 1:21).



Hoje estou no módulo reflexivo, como resultado de uma serie de experiência que enfrentei em dias recentes.
Meu querido amigo, que se encontra em estado terminal, parece viver o último trecho de sua jornada. Foi um medico brilhante e tinha muito mais a oferecer ao campo da medicina. Agora jaz na cama, aguardando, ja que o conhecimento medico, aparentemente, falhou com ele. Só posso orar em seu favor.
Na semana passada, morreram quatro rapazes da universidade que meu filho frequenta; três deles, carbonizados num acidente automobilístico. O quarto sucumbiu a uma variante da anemia falciforme, mais uma vez um aparente fracasso do conhecimento medico. Tenho certeza que cada um desses estudantes tinha planos de deixar grandes pegadas no mundo, e seus pais deviam estar aguardando a formatura com expectativa, para colher a recompensa de seus labores. Não ouso dizer que compreendo como os pais se sentem, porque não compreendo. Só posso ter empatia e fazer uma prece por eles.
Ontem a noite, recebi um e-mail contando que uma prima, que havia se aposentado no inicio do ano, morreu com um fulminante ataque cardíaco. Estava sozinha em casa e foi encontrada alguns dias apos sua morte. A ironia é que eu havia mandado e-mails para ela depois de ela ter morrido. Havíamos conversado uns poucos meses antes, e ela me contara acerca das despedidas e homenagens que havia recebido em seu escritório.
Alguns desses fatos faz sentido? Tomando a Bíblia em busca de conforto e respostas, eu os encontrei. Em 1 Corintios 15:53, li: "Este corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que não vai morrer". Isaías 41:10 diz: "Não fiquem com medo, pois estou com vocês, não se apavorem, pois Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou força e os ajudo; Eu os protejo com a Minha forte mão". E aqui esta Isaias 43:2, meu favorito: "Quando você atravessar águas profundas, Eu estarei ao seu lado, e você não se afogara".
Poderemos nunca receber algumas respostas nesta vida, mas que vivamos de tal modo que, algum dia, possamos falar com Deus face a face. Se você esta passando por uma ou mais situaçoês estressantes ou de crise, que Ele lhe de a força de que você precisa para suportar e a fé para não questionar Sua sabedoria.
Cecelia Grant

quinta-feira, 23 de março de 2017

"Paz para os apressados!"

"O efeito da justiça sera paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre." (Isaias 32:17)



Sexta-feira foi um daqueles dias. Gosto de forno e fogão, e as pessoas dizem que sou boa nos dois. Planejei fazer um pouco dos meus bolinhos de abobora com farofa de maçã. Como o meu forno do porão assa melhor que o da cozinha, desci a escada para acende-lo e depois subi de volta para fazer a mistura da massa do bolo. Dentro de poucos minutos, um aroma celestial subiu a escada - fazendo-me lembrar de que eu me esquecera de tirar a granola q havia preparado antes. Corri de novo para baixo e tirei a granola do forno. Felizmente ela não queimara ate virar carvãozinho, como numa outra ocasião em que pratiquei o mesmo truque.
Deixei a granola esfriando e voltei para bater a massa. Depois de colocar os bolinhos no forno, comecei a trabalhar em outra receita. Ai não! Eu me esquecera de colocar a farofa sobre os bolinhos! Disparando a escada abaixo, raciocinei que as formas não tinham ficado tempo suficiente dentro do forno para aquecerem. Abri a porta do forno e peguei as formas com as mãos desprotegidas. Que insensatez! Ao recolher instantaneamente as mãos das formas quentes, uma delas emborcou e esvaziou seu conteúdo sobre a porta do forno, o interior do forno e em todos os cantinhos dele. Que bagunça! Desliguei o forno para deixa-lo esfriar um pouco, a fim de poder passar os 20 minutos seguintes limpando tudo.
Depois de despejar novamente a massa dos bolinhos, e me lembrando desta vez de acrescentar a farofa, coloquei-nos no forno para assar. Trinta minutos mais tarde, quando o relogio deu o sinal, desci a escada so para encontrar os bolinhos crus. Eu me havia esquecido de ligar o forno depois de limpa-lo!
Comecei a achar que alguem tentava dizer-me que eu nao devia fazer bolinhos naquele dia. Entao, toda aquela situacao ridicula ficou engracada, e meu esposo e eu demos boas risadas. Os bolinhos, por fim, ficaram bons.
Talvez eu deva desacelerar e organizar minha vida num ritmo menos estressantes. Talvez possamos encontrar humor e paz nas piores situaçoes. Deus é bom. Mantendo nEle meu foco e permitindo que Ele realize Seus planos para minha vida, Ele e eu, juntos, podemos ser vencedores. E, atraves da Sua guia, poderei experimentar a serena paz que Ele tem para mim.
(Barbara Horst Reinholtz.

terça-feira, 14 de março de 2017

"O significado das provações!"

“Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a Tua palavra” (Salmo 119:67).


Certo editor começou a ter problemas de visão. Achando que precisava de óculos de grau, ele marcou uma consulta com o oftalmologista. Este lhe disse que sua real necessidade era descanso para os olhos. O editor explicou que isso era impossível, uma vez que o seu trabalho exigia que ele passasse o dia sentado à escrivaninha, lendo e escrevendo.
O oftalmologista perguntou-lhe onde morava. Ele respondeu que morava em um local de onde se podia ver os montes Pireneus, na França. “Vá para casa, e trabalhe normalmente”, disse o oftalmologista, “mas, a cada hora, vá até a varanda, e olhe para as montanhas. Ao fixar seu olhar na distância, seus olhos poderão descansar.”
Às vezes, também precisamos fixar o olhar na distância, cansados como estamos das pressões do dia-a-dia. A vida torna-se uma verdadeira chatice. Provações e obstáculos nos sobrecarregam, e perguntamos: Se Deus está guiando, por que a vida é cheia de tantos desafios? A chave para lidarmos com essa questão é nos lembrarmos de que cada provação é uma oportunidade de buscar a Deus, para conhecê-Lo melhor e nEle encontrar solução.
“O caminho da sinceridade e integridade não é isento de obstáculos, mas em cada dificuldade devemos ver um chamado à oração.” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 667.
As dificuldades são agentes educativos para nos revelar falhas sobre as quais nada sabíamos. “As provas e obstáculos são os métodos de disciplina escolhidos pelo Senhor e as condições de bom êxito que nos apresenta” (A Ciência do Bom Viver, p. 471). Como disse Davi, “antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a Tua Palavra” Sal. 119:67. Em meio às provas, podemos saber que Deus é bom. NEle, todas as nossas dificuldades são postas em perspectiva; e podemos ver a vida claramente. (Amilton Menezes).

quinta-feira, 2 de março de 2017

"O Milharal!"

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças. (Ecles. 9:10).





Seu Matias era o maior plantador de milho da região. Seu milharal era excelente. As espigas eram enormes; e os grãos, de grande qualidade. A cada ano, a colheita era mais farta e ele ganhava muitos prêmios. Todos queriam saber qual era o segredo de seu Matias.

Um dia, um repórter da cidade resolveu fazer uma matéria na fazenda e aí descobriu que seu Matias repartia com seus vizinhos, todos os anos, as melhores sementes que tinha. Surpreso, o repórter questionou:

- Por que o senhor faz isso, se os seus vizinhos são os seus concorrentes? Se eles produzirem mais, o preço do milho vai baixar e o senhor vai ter menos lucros.

Seu Matias respondeu com muita confiança:

- Por quê? Fácil. O pólen do milho é levado pelo vento de campo em campo. Se meus vizinhos cultivarem o milho ruim, fraco, a polinização fará com que o meu milho fique cada vez mais fraco e com menor qualidade. Se eu quiser cultivar um milho bom. tenho de ajudar meus vizinhos a ter milho bom também.

Para refletir

As virtudes e as boas ações são contagiantes, assim como o pólen do milho. Se vivermos num espaço onde todos são virtuosos, não será difícil desenvolvermos nossas virtudes. Porém, quando estamos rodeados de pessoas inescrupulosas, egoístas, de mau caráter, certamente seremos influenciados por elas. 

Escolha bem as suas companhias. Forme o seu ciclo de amigos pensando nisso. Se você quiser viver bem, com qualidade, é preciso criar um ambiente para isso. Ajude as pessoas ao seu redor a serem virtuosas e isso ajudará você a viver melhor. Todo o bem que você fizer ao próximo voltará para você e fecundará sua vida.

Como é o "milharal" da sua vida? Seus frutos são de qualidade? Produz virtudes em abundância? Como a lição da parábola pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida? O que é possível fazer para ajudar as pessoas ao seu redor a serem mais virtuosas e realizadas? (autor desconhecido).
Powered By Blogger