terça-feira, 29 de março de 2016

"Em Louvor a Marta!"

Respondeu o Senhor: "Marta, Marta, você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada." (Lucas 10:41, 42).

A pobre Marta geralmente parece ser descrita de forma negativa; mas isso não é justo. Embora devamos reconhecer a fraqueza de Marta, penso que também devemos reconhecer seus pontos fortes, e não estou me referindo apenas às suas habilidades como cozinheira. Está claro que, em sua ansiedade de preparar uma refeição digna para Jesus e Seus amigos, Marta perdeu sua perspectiva. Ela permitiu que a ansiedade transbordasse e se tornasse em frustração e irritação para com sua irmã Maria, fazendo com que ganhasse assim uma gentil repreensão de Jesus. No entanto, quando a história de Marta é usada como ilustração, é justamente nela que a lição geralmente termina. Depois dessa rápida aparição de Marta, não sabemos qual foi sua reação. Contudo, acontecimentos posteriores sugerem que Marta respondeu positivamente à repreensão amorosa de Jesus.
Bem, eu duvido que houve uma mudança radical na personalidade de Marta; provavelmente ela sempre foi uma mulher de mais ação do que de contemplação. Tenho certeza, porém, de que as prioridades dela mudaram. Marta não estava tendo falta de apreço pelas coisas espirituais; e ela deve ter aprendido, como Maria, a passar tempo sentada aos pés de Jesus. Como eu sei disso? Ora, a próxima vez que Marta aparece na história, conforme João continua narrando (capítulo 11), ela está pranteando a morte de seu amado irmão Lázaro. No entanto, em meio a seu luto e desapontamento, e embora confusa por Jesus não ter vindo a tempo de salvar Lázaro da morte, Marta conseguiu fazer uma declaração de fé comparada à de Pedro.
Você vai se lembrar de que quando Jesus perguntou aos Seus discípulos: "Quem os outros dizem que o Filho do homem é?" Pedro, com um discernimento vindo do Céu, declarou: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16:13-17). Bem, enquanto Jesus confortava Marta, Ele deu a ela uma das maiores declarações do "Eu sou" já registradas por João: "Eu sou a ressurrei­ção e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá. [...] Você crê nisso?" Jesus perguntou a Marta. Embora o rosto dela estivesse manchado J pelas lágrimas, ela não hesitou: "Sim, Senhor, eu tenho crido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo" (Jo 11:25-27). Louvado seja Deus pelo exemplo firme de fé manifestado por Marta! E louvado seja Deus por um Salvador amoroso, que tinha um lugar especial para Marta em Seu coração. Um lugar para Marta, para você e para mim!
Jennifer M. Baldwin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger