quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Atreva-se a perdoar!

Melhor é um prato de hortaliças onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio. Prov. 15:17.


Na manhã de quarta-feira dezessete de novembro do ano dois mil e quatro, Guilhermo e  eu tomávamos o desjejum na casa de uma família colombiana, em Santo Domingo dos Colorados,  Equador. Luz Dary me contava como tinha abandonado seu país depois que os guerrilheiros tomaram a fazenda de seu pai: “tivemos que fugir para salvar a vida”,  disse.

Chegaram ao país vizinho “sem nada”, no aspecto material, mas com muita vontade de trabalhar e construir novos sonhos. Toda sua história ficara para trás na terra de onde foram expulsos por causa da  luta fratricida que sangra uma nação heróica. Enquanto Luz Dary falava, podia ver em seus olhos uma sombra de mágoa e tristeza.

Até pouco tempo atrás, aquele sentimento tinha sido rancor, ódio e desejo de vingança, mas um dia encontrou a palavra de Deus e entendeu que os sentimentos negativos que guardava no  coração, não estavam fazendo nada contra os guerrilheiros mas a estavam destruindo a si própria. Parou, pensou, considerou seus caminhos e voltou-se para Jesus. O Salvador tirou o rancor e colocou paz em seu coração como um remanso de águas calmas.

Sentando à mesa conosco estava Guilhermo,  que também saíra de seu país como resultado das guerras internas. Dissimuladamente, Guilhermo tentava esconder uma lágrima rebelde que teimava em sair. De repente ele irrompeu o silêncio e olhando para  Luz Dary disse: “Eu sou filho de um dos líderes guerrilheiros que expulsaram vocês da fazenda.” O momento era tenso. Eu tinha diante de mim os filhos do perseguidor e do perseguido. Corações que outrora eram poços de contendas e ódios olhavam-se fixamente um ao outro, mas naquele olhar não havia rancor, nem mágoa, nem ressentimento, porque um dia, ambos encontraram Jesus.

Seja feliz. Atreva-se a viver a dimensão da vida de amor. O amor cobre todas as transgressões. O amor limpa, purifica e redime, Proponha-se hoje perdoar a alguém. Abra o seu coração para o amor porque: “Melhor é um prato de hortaliças onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.”
                                                                            Alejandro Bullón

Deus tem um propósito para sua vida!

Oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé. (2 Tessalonicenses 1.11)




Ninguém acorda de manhã não querendo ter valor naquele dia. Ninguém gosta de se sentir como se não tivesse propósito na vida, como se o que fizesse não tivesse importância. Todos precisam de um senso de propósito e de uma visão para o futuro. Não precisamos saber os detalhes exatos do futuro; só precisamos saber que temos um futuro e que ele é bom.
Ser cristão não significa que a vida passa a ser fácil ou simples, mas que ela se torna muito mais fácil e simples por causa da presença do Senhor. Esta é a razão por que, independentemente do que você esteja passando, você não precisa passar por isso sozinho. Você sempre caminha com Deus e ele leva o seu fardo. Os problemas não são confusos porque ele traz clareza. Você não precisa se perguntar o que é certo e bom porque ele revela estas coisas para você. Sua vida tem propósito e valor simplesmente porque você é dele.
Tudo o que faz parte da criação de Deus tem propósito. É assim que você pode ter certeza de que Deus tem um propósito para você. Fomos criados para o prazer de Deus (cf. Sl 149.4). Ele nos salvou e pôs seu Espírito em nós por uma razão. Nosso principal objetivo é amá-lo e glorificá-lo com a nossa adoração e louvor.
ORAÇÃO
Deus, eu te louvo porque sabes de todas as coisas e podes ver o fim desde o começo; porque susténs todas as coisas pelo teu poder e por isso sei que minha vida tem um propósito. Eu te entrego tudo o que sou e ofereço minha vida a ti. Faz-me um instrumento por meio do qual tua vontade seja cumprida na terra. Usa o que tenho para tua glória. Levanta-me para ver coisas pela tua perspectiva e ajuda-me a ficar acima de minhas limitações. Que o propósito que tens para mim redunde em honra ao teu nome.                                                                 Stormie Omartian.

sábado, 18 de novembro de 2017

Revelation Song!!


To the kings of kings, to the most  Almighty to the owner of the whole universe!

"Vendo o poder de Deus!"

“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.” (Efésios 1.18-19).




O poder de Deus atua em nossa vida e no mundo sempre que o convidamos. É preciso “conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3.19).
Uma vez que receba Jesus como Salvador e tenha o Espírito Santo, ele começará a operar em sua vida à medida que orar. Quanto mais orar, ou buscar a presença de Deus, mais o Espírito Santo a guiará e ensinará. Jesus disse que “o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (Jo 14.26).
Deus quer que testemunhemos seu poder em operação no mundo. Ele quer que conheçamos esse poder que “ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar” (1.20-21). Deseja que compreendamos que Jesus não é fraco em relação a nós, mas poderoso entre nós (2 Co 13.3).
Convide Deus a abrir os olhos de seu coração e entendimento, para que possa ver a ele e ao seu poder agindo em você, em sua vida e no mundo que a rodeia.
ORAÇÃO:
Deus, oro para que os olhos do meu coração sejam abertos para ver a esperança para a qual tu me chamaste. Ajuda-me a entender a verdadeira e gloriosa herança. Capacita-me a compreender a grandeza do teu poder para comigo, porque creio em ti. (Stormie Omartian.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

"Confrontação e cura!"

“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15:1).


A arte de confrontar, e que ninguém inveja, de ir falar com o outro e dizer que ele não fez o que era correto, é uma habilidade rara. Há pessoas que, por natureza, gostam de confrontar. Dizem que se há um problema, temos que resolver logo. Mas no mínimo o que se pede nesses casos é que a comunicação seja feita corretamente e não no calor da emoção. Temos que pedir a Deus as palavras certas e que Ele nos ajude a expressar-nos de tal maneira que levemos cura à pessoa. E quanta sabedoria e cuidado devemos ter para que o corte do “bisturi” traga cura e não dano! E não apenas isso, a confrontação deve ser um momento de liberdade e crescimento, e não um momento de acertar e consertar as coisas.
Deus sabe perfeitamente quando é o melhor tempo para corrigir alguém. Vemos isso em Seu trato com Davi, depois do seu caso com Bate-Seba. Sabendo da situação na qual se encontrava Davi, Ele enviou Natã para visitá-lo.
Confrontar um amigo é uma coisa. Confrontar um liderado é diferente da confrontação de um superior. Mas confrontar o rei, não é tarefa que você faz sem perder várias noites de sono, antes e depois. Depois de marcar uma audiência com Davi, Natã começou sua conversa num tom amistoso. Ele usou uma parábola como preparação: “Majestade, é apenas uma questão civil e eu gostaria de ouvir o seu veredito. Dois homens, um rico e um pobre, moravam na mesma cidade. O que era rico tinha muitas ovelhas, e o que era pobre tinha apenas uma cordeira de estimação. Um dia, o homem rico recebeu um viajante com sua comitiva. Na hora de preparar a refeição, em lugar de pegar uma ovelha do seu rebanho, ele pegou a única cordeira que o pobre tinha. Eu gostaria, majestade, de ouvir o seu veredito sobre o assunto” (ver 2Sm 12:1-4).
E Davi, num ímpeto de raiva, disse: “O homem que fez isso merece a morte!” (v. 5). Sem esperar nenhuma palavra mais, Natã respondeu: “Você é esse homem!” (v. 7).
Não podemos controlar a reação da outra pessoa, nem o que ela vai sentir ou pensar. Podemos mostrar a verdade, e levar conosco uma atitude de afeição, mas é o Espírito Santo que vai mudar o coração da pessoa.
No caso de Davi, a confrontação foi proveitosa. Ele não se defendeu nem tentou explicar seu erro. Aceitou a repreensão, e aí começou sua recuperação.
É sábio seguir o conselho bíblico: “Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” (Ef 4:15, NTLH). (Amilton Menezes).

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Talento não é tudo!"

Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. (Mateus 25:29).



Há cerca de 2.400 anos, um jovem artista grego talentoso chamado Timantes estudou com um respeitado tutor. Depois de vários anos, os esforços do profes­sor pareciam ter valido a pena, pois Timantes pintou uma esplêndida obra de arte. Infelizmente, ele ficou tão fascinado com a pintura que passou dias contemplando-a.

Certa manhã, ao chegar para admirar sua obra-prima, encontrou-a toda man­chada de tinta. Chocado e furioso, foi falar com o mestre, que admitiu ter des­truído a pintura. "Fiz isso para o seu próprio bem. Aquela pintura estava atrasando seu progresso. Comece de novo e veja se você pode fazer melhor." Timantes acei­tou o conselho do mestre e produziu Sacrifício de Ifigênia, considerada uma das mais sensacionais pinturas da antiguidade. Uma possível cópia dessa obra foi des­coberta em Pompeia. Na mitologia grega, Ifigênia era descendente de Zeus e filha de Agamenon, líder das forças gregas em Tróia.

Outro fato parecido ocorreu séculos mais tarde, na época da Renascença, e envolveu Bertoldo di Giovanni. Se você nunca ouviu falar desse nome, não se preocupe. Você vai reconhecê-lo se eu disser que ele foi aprendiz de Donatello, o maior escultor de seu tempo, e professor de Michelangelo, o maior escultor de todos os tempos. Michelangelo tinha apenas 14 anos quando procurou Bertoldo, mas já mostrava enorme talento. Bertoldo percebeu que as pessoas geniais também precisam de incentivo para crescer e passou a desafiar o jovem prodígio.

Certo dia, Bertoldo chegou ao estúdio e lá estava Michelangelo se divertindo com uma escultura, mas criando arte abaixo de sua habilidade. Bertoldo pegou um martelo e transformou a obra em pedacinhos, gritando: "Michelangelo, talento é fácil; dedicação é difícil!" O que ele queria dizer é que a pessoa não precisa de esforço para ter talento, mas precisa de disciplina e trabalho para exercer e aperfeiçoar o talento.

No livro Desafiando o Talento, Geoff Colvin demonstrou que o talento não é o fator mais importante na vida das pessoas que se destacam. Para o sucesso real, além do talento e do contexto familiar/social favorável, é necessária a prática intencional. A pessoa, deliberadamente, tem que se concentrar e procurar aper­feiçoar o talento.

No reino de Deus, como demonstra a parábola de Jesus, a aprovação não vem pela quantidade inicial de talentos, mas pelo esforço no uso deles e o resultado final. Que Deus o ajude a aperfeiçoar sua capacidade, multiplicar seus talentos e alcançar seu potencial máximo!  (Um olhar Para o Céu - Marcos de Benedicto).




terça-feira, 7 de novembro de 2017

"O acidente!"


Em toda a aflição do Seu povo Ele também se afligiu, e o Anjo da Sua presença os salvou. Em Seu amor e em Sua misericórdia Ele os resgatou; foi Ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados. (Isaías 63:9).

Andar de bicicleta é a minha forma preferida de exercício. A luz solar, o ar fresco e o movimento físico se unem numa sinfonia de louvor que me eleva o ânimo e me induz à oração. Meu esposo e eu, com frequência, andamos juntos como recreação. Na verdade, ele me deu uma bicicleta nova em 2012. Com ela, pedalei mais de 6 mil quilômetros naquele ano, mil a mais do que no ano anterior. Decidi tentar 1.600 quilômetros adicionais durante os dois meses restantes de atividade ao ar livre.
Então aconteceu – o acidente! Não vi o rolo de arame na estrada naquele dia frio de dezembro e colidi com ele. Jogada para fora da bicicleta e sobre o pavimento, bati o quadril, as costas e a cabeça – felizmente, protegida pelo capacete. Depois de um banho quente em casa, decidi que um médico devia examinar meu polegar direito, que eu não conseguia mexer – algo que não é bom para uma professora de piano. Enquanto esperava no setor de radiologia, a anestesia induzida pelo choque perdeu o efeito. Ondas de dor, dor esmagadora, passavam pelo meu corpo. Eu mal podia me mover, devido às costas doloridas. Radiografias abrangentes revelaram costas machucadas, fratura na bursa do quadril e uma fratura deslocada nos ossos do polegar, precisando de cirurgia. Fiquei acamada durante meses. A inatividade forçada devido aos ferimentos era uma verdadeira provação para mim. Embora tentasse orar e contar as bênçãos, eu detestava me sentir tão impotente, fraca, dolorida e deprimida.
Em retrospecto, porém, aprendi que a dor é uma grande professora. Suas lições são inesquecíveis. Aqui estão apenas algumas das que ela me ensinou.
• Deus não causou o acidente, nem estava me castigando. “Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que O temem” (Sl 103:13).
• Satanás estava tentando me imobilizar, porém a cura veio por meio do repouso. “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir” (Jo 10:10). “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor” (Is 30:15).
• Deus esteve comigo o tempo todo. “Em toda a aflição do Seu povo Ele também Se afligiu” (Is 63:9).
Estou de volta à minha bicicleta outra vez, e agradecida a Deus pelos trechos rodados. Não, não alcancei os 8 mil quilômetros, mas atingi o alvo que Cristo tinha para mim: entusiasmo renovado por Seus propósitos para a minha vida.
Antoinette Franke

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

"Graça Suficiente!"

Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.  (2 Coríntios 12.9).


Você tem mais facilidade de orar pelos outros que por si mesma? Eu tenho. Para mim, é mais fácil orar por meu marido, meus filhos, familiares, amigos, conhecidos e pessoas que vi no noticiário que orar por minhas próprias necessidades. Em parte, isso se deve ao fato de ser mais fácil identificar as necessidades dos outros. Além de numerosas, minhas necessidades costumam ser complicadas e difíceis de definir.
Nós, mulheres, quase sempre achamos que sabemos do que precisamos. Muitas vezes, porém, estamos emocionalmente envolvidas demais com as pessoas a nosso redor e com a vida diária para saber como devemos orar por nós mesmas. Também há momentos em que nos sentimos oprimidas pelas circunstâncias, e nossa oração não passa de um clamor por socorro. A graça de Deus, porém, é suficiente.
O salmista, em meio à dor, não hesitou em erguer aos céus um clamor: “Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.” (Sl 4.1).
Se você quer crescer na fé, e não ser atormentada por dúvidas, confie que Deus a ouve quando você clama. Entregue a ele tudo que a incomoda, mesmo que você não consiga expressar com exatidão seus sentimentos e anseios. Nosso Deus é um Deus poderoso e a graça dele é suficiente para nos suprir em todas as áreas de nossa vida.
ORAÇÃO
Senhor, em momentos de sofrimento ou tribulação, peço que me permitas sentir tua presença de modo ainda mais intenso. Quero tornar-me mais forte em meio às provações, e não mais fraca. Ajuda-me a permanecer firme em tua verdade e graça.
                                                                                                                   (Stormie Omartian).
Powered By Blogger