Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).
Você já viveu um momento de extrema raiva? Ficou irado e perdeu a cabeça? E quando passou o vendaval percebeu que tinha feito ou falado muita besteira, e isso causou um grande estrago? Se sua resposta foi sim, esse texto é pra você. Então leia até o final e quando terminar responda algumas perguntas. Haverá também, um ritual de mudança de hábito que lhe ajudará a criar ambientes de paz onde quer que você esteja.
Por causa do pecado, o pensamento humano foi contaminado com elementos negativos e destrutivos, como o ódio, a ira, o terror, a ansiedade, a tristeza, a frustração e o desejo por tudo que produza prazer e satisfação imediata, mesmo que isso cause tristeza e dor.
Porém você quer e merece ter uma vida vitoriosa, logo, você deve em primeiro lugar mudar a sua mente, o que ela pensa e a forma como ela constrói o pensamento. Por isso é necessário influenciar sua mente com boas palavras, com circunstâncias positivas, criativas e produtivas.
Quebre o poder da ira.
“Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal”Salmos 37:8.
Deixa a ira – a palavra “ira” em hebraico é: aph e significa: nariz, face. Logo a ira é algo que aparece, ela é muito obvia, quando alguém está irado é fácil de identificar pelo rosto, porém, existe o lado oculto da ira que é o furor. A ira é como uma pessoa que entra em você e lhe possui por completo. Ela toma conta de suas emoções e sentimentos, ela lhe deixa incapaz.
Abandona o furor – a palavra “furor” em hebraico é: chemah e significa: fúria, desprezo, intenso, indignação e veneno. Isso é muito interessante por que o furor envenena a alma, e uma alma envenenada certamente despejará o seu veneno em qualquer pessoa que contrarie ela. O furor fica escondido na alma e só se manifesta na hora em que é acionado. Quando a ira dá o comando, o cérebro e desligado e essa entidade, a fúria, assume a pessoa.
Logo, a pessoa que tem a sua alma – mente, envenenada será reconhecido pela sua face, a ira. A ira é o rosto do que está por de traz de uma pessoa envenenada pela fúria.
Não te impacientes – charah, não pegue fogo, não se inflame, não fique com raiva por que isso acabará mal. Lhe causará um dano, será desagradável. Você sofrerá.
A ira, cega o entendimento, ela não leva em conta a justiça de DEUS, ela produz uma emoção destrutiva e extremista, e isso impede a pessoa de tomar as decisões corretas. A ira manifesta o “VENENO” que está na alma. É por isso que uma alma envenenada destila todo o seu ódio nas pessoas que tocam a sua fraqueza. Só que ao despejar seu veneno – a fúria, ela envenena tudo que está ao seu redor, e causa um dano terrível no ambiente, mas a principal vítima e ela mesma.
“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta” Provérbios 15:18.
Uma pessoa que tem “veneno” no coração – demonstra através da ira, e geralmente está cercada de confusões, ela entende que onde ela vai, tem sempre alguém que se levanta contra ela. Ela não entende por que não é feliz! E por que o seu nome sempre esta ligado a alguma confusão. O problema é, que é ela quem começa a confusão, destilando o seu veneno.
A ira produz um sentimento de derrota e solidão. Por que ela acha que ninguém é capaz de amá-la por não entendê-la. A ira afasta as pessoas.
1. A ira causa medo nas pessoas.
2. A ira destrói a inteligência das pessoas.
3. A ira causa a derrota nas pessoas.
O pensamento negativo que ela produz é: nunca serei aceito, sempre serei um derrotado, sou um fracasso e faço tudo errado.
Vença a ira!
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”Filipenses 4:8.
Ocupe o seu pensamento com a verdade, com o respeito, com a delicadeza, com o que é justo, puro e amável. Pense em coisas boas a respeito das pessoas e dos fatos.
Lembre-se, tudo acontece para o seu bem. Então se alguém lhe fez um mal, perdoe e entenda que aquilo aconteceu para melhorar você.
“Sabemos que todas as coisas cooperam (contribuem juntas) para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8:28.
Reprograme-se
Quero fazer pra você um desafio que certamente mudará a sua vida quanto os sentimentos de ira. Se você seguir por uma semana, vai dar certo; se você fizer por vinte e um dias, isso vai lhe contagiar e a todos que lhe cercam; mas se você tornar isso um ritual diário, você nunca mais terá nenhuma dificuldade com a perda da razão. Então vamos lá...
Tenho algumas perguntas pra lhe fazer e, espero que você responda com sinceridade.
1. Você fica irado?
a. ( ) As vezes
b. ( ) Quase sempre
c. ( ) Sempre
d. ( ) O tempo inteiro
2. O que deixa você irado? Você pode dar mais de uma resposta.
a. ( ) Meu cônjuge ______________________________
b. ( ) Meus filhos _______________________________
c. ( ) O trânsito
d. ( ) A injustiça ________________________________
e. ( ) A economia do país
f. ( ) Meu trabalho _____________________________
3. Quando você fica irado você perde a “cabeça”? Como você se sente depois? E as pessoas ao eu redor como ficam?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Você gostaria de mudar esse quadro? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Se sua resposta foi sim pra quarta pergunta, eu gostaria que você me acompanhasse nos pontos seguintes. Fazendo exatamente o que vou lhe propor.
Então faça o seguinte:
O Ritual do acordar
1. Ao acordar você irá repetir sete vezes a palavra – ALEGRIA.
2. Você dirá – EU SOU GRATO(A) vinte vezes por qualquer coisa que vier a sua mente.
a. Exemplo: 1) eu sou grato por que tem banana na minha fruteira; 2) eu sou grato por que dormi muito bem; 3) eu sou grato por minha esposa/marido; ...
3. Após o banho se olhe no espelho e FALE SORRINDO – SOU O HOMEM/MULHER MAIS FELIZ DA TERRA. Fale quantas vezes você quiser.
Exercício para operar a mudança
Quando acontecer uma situação que desperte a sua ira você vai fazer o seguinte:
1. Respire fundo e diga – EU NÃO PRECISO FICAR COM RAIVA, EU TENHO A PAZ;
2. Se afaste por um tempo e tome um copo com água;
3. Se você tiver que falar, fale baixo. Lembre-se que VOCÊ É DONO DE SI MESMO, a sua mente É PROPRIEDADE PARTICULAR, e O MAIS IMPORTANTE É A SUA PAZ.
Quando “aquela” pessoa vier e lhe afrontar com ódio, ou lhe provocar para despertar a sua ira, você vai reagir da seguinte forma:
1. Olhe nos olhos da pessoa, ENCARE SEUS MEDOS, dê um sorriso sincero e diga - É MUITO PROVÁVEL QUE VOCÊ TENHA RAZÃO, ENTÃO ME DESCULPE...
( Pr. Ronildo Ribeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário