terça-feira, 27 de setembro de 2016

"Vença a ira!"

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).



Você já viveu um momento de extrema raiva? Ficou irado e perdeu a cabeça? E quando passou o vendaval percebeu que tinha feito ou falado muita besteira, e isso causou um grande estrago? Se sua resposta foi sim, esse texto é pra você. Então leia até o final e quando terminar responda algumas perguntas. Haverá também, um ritual de mudança de hábito que lhe ajudará a criar ambientes de paz onde quer que você esteja.

Por causa do pecado, o pensamento humano foi contaminado com elementos negativos e destrutivos, como o ódio, a ira, o terror, a ansiedade, a tristeza, a frustração e o desejo por tudo que produza prazer e satisfação imediata, mesmo que isso cause tristeza e dor.

Porém você quer e merece ter uma vida vitoriosa, logo, você deve em primeiro lugar mudar a sua mente, o que ela pensa e a forma como ela constrói o pensamento. Por isso é necessário influenciar sua mente com boas palavras, com circunstâncias positivas, criativas e produtivas.

 Quebre o poder da ira.

Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal”Salmos 37:8.

Deixa a ira – a palavra “ira” em hebraico é: aph e significa: nariz, face. Logo a ira é algo que aparece, ela é muito obvia, quando alguém está irado é fácil de identificar pelo rosto, porém, existe o lado oculto da ira que é o furor. A ira é como uma pessoa que entra em você e lhe possui por completo. Ela toma conta de suas emoções e sentimentos, ela lhe deixa incapaz.

Abandona o furor – a palavra “furor” em hebraico é: chemah e significa: fúria, desprezo, intenso, indignação e veneno. Isso é muito interessante por que o furor envenena a alma, e uma alma envenenada certamente despejará o seu veneno em qualquer pessoa que contrarie ela. O furor fica escondido na alma e só se manifesta na hora em que é acionado. Quando a ira dá o comando, o cérebro e desligado e essa entidade, a fúria, assume a pessoa.

Logo, a pessoa que tem a sua alma – mente, envenenada será reconhecido pela sua face, a ira. A ira é o rosto do que está por de traz de uma pessoa envenenada pela fúria.

Não te impacientes – charah, não pegue fogo, não se inflame, não fique com raiva por que isso acabará mal. Lhe causará um dano, será desagradável. Você sofrerá.

A ira, cega o entendimento, ela não leva em conta a justiça de DEUS, ela produz uma emoção destrutiva e extremista, e isso impede a pessoa de tomar as decisões corretas. A ira manifesta o “VENENO” que está na alma. É por isso que uma alma envenenada destila todo o seu ódio nas pessoas que tocam a sua fraqueza. Só que ao despejar seu veneno – a fúria, ela envenena tudo que está ao seu redor, e causa um dano terrível no ambiente, mas a principal vítima e ela mesma.

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta” Provérbios 15:18.

Uma pessoa que tem “veneno” no coração – demonstra através da ira, e geralmente está cercada de confusões, ela entende que onde ela vai, tem sempre alguém que se levanta contra ela. Ela não entende por que não é feliz! E por que o seu nome sempre esta ligado a alguma confusão. O problema é, que é ela quem começa a confusão, destilando o seu veneno.

A ira produz um sentimento de derrota e solidão. Por que ela acha que ninguém é capaz de amá-la por não entendê-la. A ira afasta as pessoas.
1.      A ira causa medo nas pessoas.
2.      A ira destrói a inteligência das pessoas.
3.      A ira causa a derrota nas pessoas.

O pensamento negativo que ela produz é: nunca serei aceito, sempre serei um derrotado, sou um fracasso e faço tudo errado.

Vença a ira!

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”Filipenses 4:8.

Ocupe o seu pensamento com a verdade, com o respeito, com a delicadeza, com o que é justo, puro e amável. Pense em coisas boas a respeito das pessoas e dos fatos.

Lembre-se, tudo acontece para o seu bem. Então se alguém lhe fez um mal, perdoe e entenda que aquilo aconteceu para melhorar você.

Sabemos que todas as coisas cooperam (contribuem juntas) para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8:28.


Reprograme-se

Quero fazer pra você um desafio que certamente mudará a sua vida quanto os sentimentos de ira. Se você seguir por uma semana, vai dar certo; se você fizer por vinte e um dias, isso vai lhe contagiar e a todos que lhe cercam; mas se você tornar isso um ritual diário, você nunca mais terá nenhuma dificuldade com a perda da razão. Então vamos lá...

Tenho algumas perguntas pra lhe fazer e, espero que você responda com sinceridade.
        
       1.      Você fica irado?
a.      (  ) As vezes
b.      (  ) Quase sempre
c.       (  ) Sempre
d.     (  ) O tempo inteiro

       2.      O que deixa você irado? Você pode dar mais de uma resposta.
a.      (  ) Meu cônjuge ______________________________
b.      (  ) Meus filhos _______________________________
c.       (  ) O trânsito
d.     (  ) A injustiça ________________________________
e.      (  ) A economia do país
f.        (  ) Meu trabalho _____________________________

       3.     Quando você fica irado você perde a “cabeça”? Como você se sente depois? E as pessoas ao eu redor como ficam?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

       4.      Você gostaria de mudar esse quadro? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Se sua resposta foi sim pra quarta pergunta, eu gostaria que você me acompanhasse nos pontos seguintes. Fazendo exatamente o que vou lhe propor.

Então faça o seguinte:

O Ritual do acordar
      
      1.      Ao acordar você irá repetir sete vezes a palavra – ALEGRIA.

      2.      Você dirá – EU SOU GRATO(A) vinte vezes por qualquer coisa que vier a sua mente.
a.   Exemplo: 1) eu sou grato por que tem banana na minha fruteira; 2) eu sou grato por que dormi muito bem; 3) eu sou grato por minha esposa/marido; ...

     3.     Após o banho se olhe no espelho e FALE SORRINDO – SOU O HOMEM/MULHER MAIS FELIZ DA TERRA. Fale quantas vezes você quiser.

Exercício para operar a mudança

Quando acontecer uma situação que desperte a sua ira você vai fazer o seguinte:
    
       1.      Respire fundo e diga – EU NÃO PRECISO FICAR COM RAIVA, EU TENHO A PAZ;
   
       2.      Se afaste por um tempo e tome um copo com água;
  
      3.     Se você tiver que falar, fale baixo. Lembre-se que VOCÊ É DONO DE SI MESMO, a sua mente É PROPRIEDADE PARTICULAR, e O MAIS IMPORTANTE É A SUA PAZ.


Quando “aquela” pessoa vier e lhe afrontar com ódio, ou lhe provocar para despertar a sua ira, você vai reagir da seguinte forma:

     1.  Olhe nos olhos da pessoa, ENCARE SEUS MEDOS, dê um sorriso sincero e diga - É MUITO PROVÁVEL QUE VOCÊ TENHA RAZÃO, ENTÃO ME DESCULPE...

   

     

                                                                               ( Pr. Ronildo Ribeiro)



segunda-feira, 26 de setembro de 2016

"Deus se importa!"

Por que razão despreza o ímpio a Deus? E diz no seu íntimo: Não te importas? Sal. 10:13.


Um amigo biólogo, professor universitário e formado pela Universidade de Harward, disse-me: “Quanto mais observo e estudo a natureza, considero que não existe razão para duvidar  da existência de Deus.” Por que motivo então, há pessoas que não acreditam em Deus?
A história tem mostrado que a única razão para rejeitar a existência divina é a rebeldia natural do ser humano. A natureza pecaminosa não aceita voluntariamente nenhum tipo de autoridade. Por que haveria de submeter-se a um Deus que não se pode ver nem tocar?
O verso de hoje fala do ímpio. Ele acha que Deus não se importa com as coisas que acontecem neste mundo. Ele pensa que nunca terá que prestar contas da vida que recebeu e desperdiçou. A palavra hebraica para ímpio é beliyâal que significa mau, perverso, mas que também significa morte. Isto é espantoso! Ser mau, escolher o caminho da perversidade já implica escolher o caminho da morte.
Quase no fim do Século IXX nasceu na Europa um homem chamado Friedrich Nietzsche, filho e descendente de ministros evangélicos. Seu pai morreu quando ele ainda era jovem. Aos doze anos, ele se rebelou abertamente contra a fé da família. Com blasfêmia redefiniu a Trindade como Deus o pai, Deus o filho e Deus o diabo. Sua filosofia de vida foi terrível tanto para ele quanto para a sociedade. Um dos seus livros “O Poder da Vontade” influenciou muito na maneira de pensar de Hittler.
Nietzsche ensinou que o cristianismo é um dos piores flagelos do mundo e proclamou a todo pulmão: “Deus está morto!  Deus está morto! Deus está morto!”   Evidentemente Nietzsche foi um homem ímpio, um Beliyâal e sua própria rebeldia  determinou sua  morte. Morreu louco. Na sua sepultura alguém escreveu o seguinte: “Deus está morto!” (assinado) Nietzshe.  “Nietzsche está morto” (assinado) Deus.
Deus sempre tem a última palavra. Ele existe. É eterno e está por cima da incredulidade humana. Esse Deus maravilhoso está hoje desejoso de participar na sua vida. Ele Se interessa por você, por seus filhos, por seu casamento, por sua vida profissional e financeira. Está ai, perto de você pronto para ouvi-lo e socorrê-lo. “Por que razão despreza o ímpio a Deus? E diz no seu íntimo: Não te importas?”
Alejandro Bullón

"A Misericórdia veio correndo!"

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra. Salmo 34:7, ARA.

Trabalho como enfermeira prestando serviço em casas na cidade de Nova York. Duas experiências causaram impacto profundo em mim enquanto ia de casa em casa cuidar dos pacientes. Foram momentos de louvar muito ao Senhor e de me sentir humilde diante da grandiosidade do Deus a quem eu sirvo.
Após sair da casa de um paciente em uma parte não tão segura da cidade, imediatamente procurei a chave do carro no bolso - ela não estava lá. Uma sensação de pânico tomou conta de mim, pois sabia que isso significava que eu as havia deixado no lugar errado. Olhei dentro do carro e ali estava a chave dentro do porta-copos. "O que eu faço?" Eu não tinha ninguém para ligar que pudesse ir me ajudar naquele momento e havia cometido a tolice de não renovar meu seguro automobilístico. Alguns minutos depois, vi um homem bem vestido saindo de uma casa próxima. Então, o abordei e pedi ajuda. Ele recusou, dizendo que não podia fazer nada, entrou em seu carro e foi embora. Voltei para perto do carro e comecei a orar.
Um carro estacionou, tocando hip hop em volume máximo. Um jovem saiu de casa falando ao telefone, usando um vocabulário todo cheio de gí­rias. Entrou no carro; ele e o motorista me viram, pararam ao meu lado e perguntaram se eu precisava de ajuda. Contei meu dilema. Eles saíram de imediato e correram para dentro de casa, a fim de pegar algum objeto para ajudar. Depois de tentarem por um tempo, outros amigos estacionaram, com cheiro bem forte de perfume. Começaram a ajudar até conseguirem abrir a porta do meu carro. Enquanto esperava, me dei conta de que não tinha muito dinheiro comigo e me perguntei quanto será que eles cobrariam. Peguei todo o dinheiro que tinha na bolsa e ofereci, mas eles foram embora, sem aceitar nada! Fiquei pasma. Orei pedindo a Deus que os abençoasse.
Em outra ocasião, precisava sair de uma vaga em uma rua apertada de duas pistas. Ao me desviar de um carro, arranhei outro veículo estacionado. Como vou pagar por isso? Então vi um jovem do outro lado da rua. Ele me perguntou se eu havia batido no carro. Quando disse que sim, ele respondeu que estava tudo bem, o carro era dele e eu não precisava me preocupar! Meus olhos se encheram de lágrimas e pensei: Quem faz uma coisa dessas em Nova York?
A graça, a misericórdia e a proteção que Deus oferece são extraordinárias! Ele manda anjos para me livrar e proteger - e a você também. Que Deus mais surpreendente!
Mitzie Knight

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

"Deus tem nos guiado!"

Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho e de noite numa coluna de fogo, para iluminá-los."(Ex.13:21).





                       A luz de Deus tem guiado milhares de pessoas através da história.

Certa manhã, acordei pensando num problema difícil que tinha para resolver. Eu estava orando por ele a algum tempo. Antes de fazer minha leitura devocional, orei como de costume para que Deus estivesse comigo. Quando abri o livro, meus olhos leram o título "LUZ QUE GUIA". Sorri, ao entender que era exatamente esta luz que eu necessitava. Então lembrei dos filhos de Israel, enquanto andavam pelo deserto. Não estamos caminhando num deserto chamado "vida na terra"?Nosso pés se cansam e por vezes desanimamos.

Na verdade somos todos companheiros de dor, sofrimentos, lutas e incertezas, mas Deus vai adiante de nós. Ele, só Ele conhece o futuro e a cada dia se revela a nós de alguma maneira. Ele é a nuvem de dia, nos consolando, trazendo a sombra de descanso e paz. Nos períodos de dor e incerteza Ele é a coluna de fogo, iluminando nosso caminhos quando somos cegados pela dor. A luz de Deus em nossa vida tem um propósito: Devemos caminhar na vida espiritual. Dia e noite mediante os conflitos ou em tempos de paz. É perigoso parar nesta caminhada.

Assim como no mundo físico a luz vence as trevas, no mundo espiritual a Bíblia declara: "A luz brilha nas trevas e as trevas não a derrotam (joão 1:5). Vamos andar na luz.                                                                                                                                                                                                              (Meditação da Mulher- Iani Dias L.Leite).

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

"Pense nEle!"

Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois Ele me tirará os pés do laço (SL> 25:15).


Poesia é poesia, vida é vida. Felizes aqueles que conseguem juntar ambas e fazer da vida uma poesia. 
Davi era um poeta. Seus salmos são obras primas da literatura hebraica. É uma pena que as traduções tiveram que sacrificar a forma, em favor da exatidão do conteúdo.
No salmo de hoje, o salmista usa uma figura poética para expressar a importância da comunhão diária com Deus. “Meus olhos se elevam continuamente ao Senhor,” diz o salmo. Mas que significa isto em termos práticos? Devemos ficar o dia todo em estado de contemplação? Devemos sair da realidade da vida para entrar na dimensão romântica do misticismo?
Elevar os olhos ao Senhor, quer dizer: separar todos os dias, um tempo para orar, estudar a Bíblia e contar para outros, o que Ele fez em nossa vida. Isto requer esforço, porque o ser humano natural não gosta de buscar a Deus. Foge dEle. É independente. Tenta viver só, achar o seu caminho só, e nesta tentativa, acaba se machucando e machucando aos que vivem próximo dele.
Portanto, separar todos os dias tempo para a oração, a testificação e o estudo da Bíblia, requer uma atitude premeditada, direcionada e trabalhada.
É mais fácil fazer o sinal da cruz e sair correndo. Muito mais fácil é repetir uma oração de trinta segundos enquanto se dirige ao carro para ir ao trabalho e muito mais fácil ainda, é viver como se Deus não existisse.
Esta vida está cheia de arapucas. Como chegar a salvo ao destino sem a orientação divina? Nessas horas de meditação diária, recebemos o conselho divino que nos abre os olhos para enxergar o perigo e “tira os nossos pés do laço.”
Separe todos os dias um tempo para Deus. Tenha-O presente de manhã, de tarde e a noite. Acorde e durma com os pensamentos direcionados a Ele. Inclua-o em todos os seus  planos, projetos e sonhos. Deixe-o participar de suas atividades diárias. Faça dEle seu sócio. Em todo tempo. Sempre. Cada minuto do dia e você começará a viver uma nova dimensão da vida.
Antes de sair hoje para o trabalho ou para a escola, repita com Davi: “Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois Ele me tirará os pés do laço.”
Alejandro Bullón

domingo, 11 de setembro de 2016

JÓ 14



Li essa manhã o capítulo 14 do livro de Jó e confesso que fiquei bastante impressionada com a visão e a sabedoria deste servo de Deus, que com certeza num momento de profunda dor física e espiritual, entendeu que somos aqui neste mundo apenas peregrinos e que nossa existência é muito breve. Logo pensei: Quais estão sendo as prioridades de minha vida? Trabalho ou família, amigos ou diversão superfula, bens materiais ou um contato mais íntimo e direto com meu Criador, amigo e Redentor? A vida é o mais precioso bem que podemos ter neste mundo !

O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação.

Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece.

E sobre este tal abres os teus olhos, e a mim me fazes entrar no juízo contigo.

Quem do imundo tirará o puro? Ninguém.

Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles.

Desvia-te dele, para que tenha repouso, até que, como o jornaleiro, tenha contentamento no seu dia.

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.

Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,

Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.

Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele?

Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco,

Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono.

Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse; e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim!

Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.

Chamar-me-ias, e eu te responderia, e terias afeto à obra de tuas mãos.

Mas agora contas os meus passos; porventura não vigias sobre o meu pecado?

A minha transgressão está selada num saco, e amontoas as minhas iniqüidades.

E, na verdade, caindo a montanha, desfaz-se; e a rocha se remove do seu lugar.

As águas gastam as pedras, as cheias afogam o pó da terra; e tu fazes perecer a esperança do homem;

Tu para sempre prevaleces contra ele, e ele passa; mudas o seu rosto, e o despedes.

Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba;

Mas a sua carne nele tem dores; e a sua alma nele lamenta. (Tita).

domingo, 4 de setembro de 2016

'DEUS ME AMA!"

Foi assim que Deus manifestou o Seu amor entre nós: enviou o Seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dEle. (1 João 4:9, NVI).



Eu queria aprender a ser colportora, para vender livros religiosos de porta em porta. Achava que isso me ajudaria a abordar as pessoas e a desenvolver autoconfiança. Então, participei de um programa de capacitação para colportores. Fiquei muito feliz e realmente aproveitei a oportunidade, dedicando meu ser inteiro à obra de Deus. Eu sabia que Ele me guiaria e dirigiria sempre.


Ignorei todas as dificuldades, mas então comecei a sentir dor no braço esquerdo, perto do pulso. Uma das minhas colegas se preocupou muito e se ofereceu para massagear meu braço para aliviar a dor. Muitas semanas passaram, mas a dor continuava. Decidi voltar para casa.


Encontrei outro emprego, mas, por cinco meses, continuei sofrendo muita dor perto do pulso esquerdo. Não sabia o que fazer, porque não tinha dinheiro. Então, orei para que Deus me socorresse – eu sabia que Ele era o único que poderia me ajudar. Uma de minhas ex-professoras me ajudou a fazer um exame de raio X para ser avaliado por um médico ortopedista. Diagnóstico: eu tinha um tumor gigantesco no pulso esquerdo, e o osso fora afetado. Precisava submeter-me imediatamente a uma cirurgia para impedir que o tumor se espalhasse, porque podia ser canceroso.


Senti muito medo; não tinha dinheiro para a operação. Então; orei outra vez, com esperança e fé. Deus ouviu todas as minhas orações. Muitas pessoas me ajudaram financeiramente, e passei pela primeira cirurgia. Os médicos me disseram que não removeram todo o tumor porque, se o tivessem feito, só restaria pele. Puseram um pino de aço perto do pulso, enxertando osso da minha perna direita. Após observarem o tumor por quatro meses, o médico marcou a segunda operação. Desta vez, os médicos removeram o tumor inteiro. Fiquei muito assustada, pois achei que fossem amputar o braço esquerdo. Sou grata a Deus por estar mais uma vez estudando no colégio.


Creio que Deus é fiel – Ele me permitiu sentir Sua presença. Mostrou-me que às vezes algo precisa ser removido para que se tenha um crescimento saudável. Devido à remoção do tumor, tenho saúde. Deus remove nosso pecado para que tenhamos a salvação.

                                                                                                                       Cecília Q. Arevalo
Powered By Blogger