quarta-feira, 21 de maio de 2014

"Mau Gênio!


Quando vocês ficarem irados, não pequem. Efésios 4:26

Será difícil transformar sua paixão em ministério, se você é uma pessoa zangada." Quando li essa declaração, entendi que era verdade.

Como recém-casada na faixa dos 20 e poucos anos, eu tinha um gênio terrível. Lembro-me de ter ficado tão brava com meu marido, a ponto de, com frequência, bater as panelas com tanta força sobre o balcão, que elas não se acomodavam direito sobre o queimador. Lembro-me, inclusive, de ter ficado zangada a ponto de bater a cabeça contra a parede. Tenho certeza de que meu calmo esposo nunca viu coisa igual! Como você pode imaginar, tenho orado a respeito de meu gênio muitas e muitas vezes, e pedido que Deus o controle.

As pessoas fazem coisas malucas quando perdem o controle. Já vi bebês que mal aprenderam a andar tendo acessos de fúria, adolescentes dando soco em portas de vidro e jovens mães tratando os filhos com desrespeito. Já vi um homem adulto constranger a esposa e amigos ao gritar com um empregado.

Uma das primeiras coisas que me atraíram a meu esposo foi o fato de que nunca o vi zangado. Após 43 anos de casamento, isso ainda é verdade hoje, e me sinto grata.

O texto de hoje declara: "Quando vocês ficarem irados, não pequem", de modo que está certo ficar irado – em outras palavras, experimentar fortes sentimentos de desprazer e indignação. Certamente Jesus estava zangado quando expulsou os cambistas do templo. Mas não está certo manifestar a ira por meio de um comportamento pecaminoso e explosivo. Não está certo ter acessos de raiva, jogar panelas e enfiar o punho numa porta de vidro.

O livro de Provérbios diz que uma mulher bondosa conquista o respeito, e uma resposta branda desvia a fúria, enquanto a palavra ríspida desperta a ira (ver Provérbios 15). A ira mal administrada contribui para o divórcio. Deixa os outros desconfortáveis e se transfere para os filhos.

Eu sabia que precisava parar com esse negócio de raiva antes de decidirmos ter uma família. Sinto-me grata porque minha filha ficou muito surpresa ao saber dos meus primeiros anos tendo acessos, batendo panelas e até a cabeça. Ela disse que não sabia que eu tinha esse gênio.

Se você quer saber se ainda sou geniosa, a verdade é que sim. De vez em quando, ainda sinto o sangue ferver. Louvado seja o Senhor, que me ajudou a gerenciar os efeitos pecaminosos da ira.

Jesus conhece a nossa raiva e as outras coisas que nos impedem de servi-Lo. Nossa única necessidade é ficar perto dEle. Minha irmã, lembre-se de permanecer junto a Jesus, cada dia.

Nancy Buxton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger