sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"O Jogo do Contente"!




Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias. 1 Tessalonicenses 5:16-18, NVI.



Tenho a curiosidade de saber quantos, na geração atual, ouviram falar da Poliana. Para aqueles que desconhecem a história, Poliana era a filha única de um pobre casal ministerial. Após a morte trágica dos pais, Poliana foi morar com sua única parente, uma abastada tia, cujo estrito senso do dever a obrigou a receber a criança.


Aproximando-se da esplêndida casa da tia, Poliana imaginou o quarto lindamente decorado que seria seu. Em vez disso, uma criada a encaminhou até um quartinho do sótão, com uma janela minúscula, sem cortina, sem quadros nas paredes, sem espelho no guarda-roupa. Chocada e decepcionada, Poliana enxugou as lágrimas e procurou se ocupar com o jogo do contente, que seu pai lhe havia ensinado.


“Estou contente porque não há cortinas na janela”, disse Poliana à criada, “porque agora posso ver as lindas árvores, as nuvens e os campos, e eles são de verdade, melhores que qualquer quadro na parede.”


“Estou contente porque também não há espelho no guarda-roupa, porque não vejo minhas sardas nem meu cabelo, e eles não me incomodam.”


E assim a história continua. Causou uma impressão profunda sobre mim e minha irmã. Gostávamos, particularmente, do episódio em que um dos muitos amigos adultos de Poliana tropeçou e quebrou a perna. Imobilizado, ele desafiou Poliana a lhe dizer algo que pudesse alegrá-lo sob aquelas circunstâncias. Ela refletiu profundamente por uns poucos minutos e, por fim, declarou: “Você pode ficar contente por não ser uma centopeia.”


Mamãe também usava o livro. Toda vez que começávamos a reclamar de alguma coisa, ela nos mandava jogar o jogo do contente. Ele se tornou uma diretriz ao longo dos anos do nosso crescimento.


“Estresse” é a palavra hoje em dia. Trabalhamos sob uma pressão tão grande que encaramos nossos atrasos e desapontamentos com demasiada seriedade. Quando as coisas se complicarem, tente praticar o jogo do contente, como Poliana. Você achará sempre algo acerca do qual alegrar-se, especialmente se Deus Se encarrega de cuidar da sua vida.


Goldie Down




--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger