"Felizes são os mansos porque receberão a Terra por herança." (Mt. 5:5, Nova Bíblia Viva).
No futebol, alguns jogadores têm legiões de fãs porque assumem uma personalidade bad boy. Milhares de pessoas admiram o jeito marrento, as palavras ácidas de certos atletas e suas brigas dentro e fora de campo.
Sem falar que combates como MMA estão na crista da onda. Multidões vibram com golpes certeiros, com o sangue no chão e com rostos desfigurados. Tudo isso porque as pessoas projetam sua vontade de vencer e conquistar na agressividade desses gladiadores modernos.
No mundo virtual, jogos eletrônicos cada vez mais violentos e realistas incentivam a agressividade e envenenam crianças e adolescentes com o vírus da maldade. De acordo com pesquisas na área da psicologia, a violência nos games é pior do que as que são vistas em outras mídias, porque, jogando, o indivíduo se torna agente e parte de um cenário de maldade. Cientistas reconhecem que os games podem ser a causa de muitos comportamentos violentos dos quais a sociedade tem sido vítima. Mesmo assim, a agressividade continua na moda e é encarada como virtude por muitos.
Na contramão, Jesus apresentou a mansidão como um dos componentes da felicidade plena. Para Cristo, o ser humano não deve ser agressivo, mas manso; não deve ser o conquistador, mas o conquistado; não deve lutar, mas confiar. É óbvio que esse ensino não desqualifica virtudes como prudência e diligência, mas relembra o ser humano de que ele deve ser dependente de Deus para tudo.
A palavra "herança" chama a atenção no fim dessa bem-aventurança sobre mansidão. Herança não é algo pelo qual se lute, mas é aquilo que se recebe com uma única condição: ser filho. Em breve, nosso planeta será restaurado por Deus e passará a ser um lugar maravilhoso para se viver, pois não haverá mais violência e agressividade. Sabe quem vai herdar a Terra renovada? Aqueles que foram conquistados por Jesus e se tornaram filhos de Deus. Hoje Deus quer colocar você no "testamento" dele. Torne-se herdeiro de Jesus e evidencie isso agindo com mansidão e cortesia. (Meditação Juvenil/2017).
Nenhum comentário:
Postar um comentário