segunda-feira, 29 de agosto de 2016

"Espere um pouco mais!"

Porque não passa de um momento a sua ira. O seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. (Sal 30:50).


O ser humano, relaciona com freqüência, a enfermidade com algum castigo divino. É verdade que a Bíblia menciona muitas vezes a ira divina, em hebraico, Jarah, mas nem de longe,  pode esta, ser comparada com a ira pecaminosa do homem,  em hebraico qatsap.
Já imaginou a Deus como um pai zangado, com o rosto vermelho, falando impropérios, jogando fogo pelos olhos e correndo atrás do filho para castigá-lo?  No entanto na hora da dor, Davi achava que Deus estava “batendo nele”. 
No salmo de hoje o salmista agradece a Deus porque a enfermidade passou. Nesta vida, tudo passa. Passa a alegria, e os momentos bons, graças a Deus também passam os momentos ruins. O contexto  dá a entender que Davi acabava de sair de uma enfermidade que quase o levara a morte. “Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro e tu me saraste. Senhor, da cova fizeste subir a minha alma; preservas-te a minha vida para que não descesse a sepultura.” Diz ele nos versos prévios.
O Deus que curou a Davi é também o seu Deus, portanto se neste momento você está doente ou tem um ser querido enfermo,  deposite toda sua confiança no Deus que “sara” e que “preserva a vida da sepultura.”
Eu sei que  quando a dor toca a vida de uma família, todas as pessoas sentem-se imersas em sombras. Ninguém entende nada. Tudo parece escuro. Nessas horas pode vir o choro, mas saiba que a alegria virá pela manhã. Esta é a promessa divina.
O patriarca Jó, poderia falar de sua própria experiência. O inimigo o levou as profundezas da enfermidade e da desgraça. Em meio às sombras ele repetia constantemente. “Eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” Jó 19:25 E assim foi. Deus o restaurou e o inimigo teve que engolir a gargalhada de aparente vitória. O sol de um novo dia brilhou na vida daquele homem fiel.
Portanto, não desespere. Não desanime. Não perca a fé. Deus nunca vai permitir que você seja provado mais do que pode suportar. Seu redentor virá e não tardará.
Enquanto isso repita: “Porque não passa de um momento a sua ira, o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.”
Alejandro Bullón

terça-feira, 23 de agosto de 2016

"Salmos 139."



Ó Senhor Deus, tu me examinas
e me conheces.
2Sabes tudo o que eu faço
e, de longe, conheces
todos os meus pensamentos.
3Tu me vês quando estou trabalhando
e quando estou descansando;
tu sabes tudo o que eu faço.
4Antes mesmo que eu fale,
tu já sabes o que vou dizer.
5Estás em volta de mim,
por todos os lados,
e me proteges com o teu poder.
6Eu não consigo entender
como tu me conheces tão bem;
o teu conhecimento é profundo demais
para mim.
7Aonde posso ir a fim de escapar
do teu Espírito?
Para onde posso fugir da tua presença?
8Se eu subir ao céu, tu lá estás;
se descer ao mundo dos mortos,
lá estás também.
9Se eu voar para o Oriente
ou for viver nos lugares mais distantes
do Ocidente,
10ainda ali a tua mão me guia,
ainda ali tu me ajudas.
11Eu poderia pedir que a escuridão
me escondesse
e que em volta de mim
a luz virasse noite;
12mas isso não adiantaria nada
porque para ti a escuridão
não é escura,
e a noite é tão clara como o dia.
Tu não fazes diferença entre a luz
e a escuridão.
13Tu criaste cada parte do meu corpo;
tu me formaste na barriga da minha mãe.
14Eu te louvo porque deves ser temido.
Tudo o que fazes é maravilhoso,
e eu sei disso muito bem.
15Tu viste quando os meus ossos
estavam sendo feitos,
quando eu estava sendo formado
na barriga da minha mãe,
crescendo ali em segredo,
16tu me viste antes de eu ter nascido.
Os dias que me deste para viver
foram todos escritos no teu livro
quando ainda nenhum deles existia.
17Ó Deus, como é difícil entender
os teus pensamentos!
E eles são tantos!
18Se eu os contasse,
seriam mais do que os grãos de areia.
Quando acordo, ainda estou contigo.
19Ó Deus, como eu gostaria
que tu acabasses com os maus!
Gostaria que os homens violentos
me deixassem em paz!
20Eles falam mal de ti;
contra ti falam coisas ruins.
21Ó Senhor Deus, como odeio
os que te odeiam!
Como desprezo os que são contra ti!
22Eu os odeio
com todas as minhas forças;
eles são meus inimigos.
23Ó Deus, examina-me e conhece
o meu coração!
Prova-me e conhece os meus pensamentos.
24Vê se há em mim algum pecado
e guia-me pelo caminho eterno.  (Bíblia NLH).

terça-feira, 16 de agosto de 2016

"Livre-se da bagagem desnecessária!

"É como a árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! (Salmo 1:3)."


Em um retiro matrimonial, fomos encorajados a procurar uma lição na natureza para o casamento. Em minha busca, encontrei uma planta que estava lutando para sobreviver. Ela estava coberta com suas próprias folhas mortas e outras plantas tinham tomado conta dela; algumas estavam mortas, outras ainda vivas, mas a planta era um grande emaranhado. Foi aí que o Espírito Santo apresentou a mensagem para mim: Algumas vezes, no casamento, nos tornamos exatamente como essa pobre planta emaranhada. Guardamos muito da nossa antiga bagagem pendurada à nossa volta e isso acaba sufocando nosso casamento. Às vezes, são a desconfiança, a desle­aldade, experiências, atitudes e comportamentos passados - que achamos que temos o direito de manter - e uma série de outras coisas desagradáveis. O casamento, então, esforça-se para sobreviver. E, assim como a planta, pensamos que porque temos folhas, estamos saudáveis, mas a verdade é que estamos morrendo. Em acréscimo, quando permitimos que nossos próprios problemas se desenvolvam, um espaço é aberto para que outras coisas cresçam e se deteriorem.
As folhas velhas em volta da planta deixaram espaço para as trepadeiras crescerem e as trepadeiras deixaram espaço para que insetos e outras coisas se instalassem. Imagine como um casamento, que já tem sua própria bagagem para suportar, ainda tenha que aguentar o peso de outros problemas.
O remédio é tão simples: livre-se da bagagem desnecessária. Pode levar algum tempo, algum aconselhamento, alguns momentos de reflexão e de conversa, algumas resoluções, mas o resultado será um casamento que está realmente saudável e crescendo. Uma planta livre deixa espaço para que folhas maiores cresçam, produz mais frutos e vive mais. Se permanecermos livres, nós também teremos bom crescimento, um relacionamento saudável, produziremos frutos adequados, teremos sucesso nos projetos familiares, alcançaremos a longevidade e um casamento duradouro e feliz.
Esta lição pode ser aplicada até para quem não é casada. Para ter uma vida saudável e próspera, é preciso se livrar das coisas prejudiciais na própria vida primeiro; depois, aplicar esse princípio aos relacionamentos. Pode levar tempo e esforço, mas o resultado final vale a pena. Você está pronta para se livrar da bagagem prejudicial nos relacionamentos de sua vida?  Kezlynn Daisley - Harrow.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Pegue a estrada!"

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito. (Rom. 8:28)


Em agosto de 2011, eu estava me preparando para voltar ao trabalho na universidade local para o próximo semestre. Então recebi uma ligação da chefe do departamento. Ela me pediu que fosse vê-la. Na sexta de manhã, foi como se uma bomba tivesse explodido em minha mente. A chefe do departamento me disse que haviam decidido contratar outra pessoa para exercer minha posição de professora para o ano seguinte. Isso aconteceu no começo de agosto e as aulas começavam no meio do mês. Eu vivia em Maryland, sem familiares ou amigos chegados. Eu não sabia o que fazer. Senti-me abandonada e rejeitada.
Nessa época, minha filha, que vive no Alabama, me disse que seu marido estava indo passar um ano no Afeganistão e ele deveria ganhar o suficiente para eles comprarem uma casa. Eu disse que isso era ótimo para ela e sua família. Nunca me ocorreu o pensamento de que eu deveria ir para Huntsville e ajudá-la. Quando os dias se tornaram semanas, as semanas se trans­formaram em meses e ainda nenhum trabalho, o Espírito Santo começou a me impressionar para que eu fosse para o Alabama. Eu disse ao Senhor que eu gostava da minha vida sozinha, livre, e realmente não queria me mudar para o Alabama. Ao passarem os dias ainda sem trabalho, comecei a ceder aos apelos do Espírito Santo. Dei aviso prévio no meu apartamento, aluguei um caminhão e dirigi para o Alabama.
Tenho aprendido, através dos anos, que é melhor seguir os planos de Deus. Sei agora que sair do meu trabalho em Maryland foi a vontade de Deus porque eu não teria feito a mudança se não fosse assim. Deus me queria no Alabama. Ele tem me usado aqui. Minha neta mais velha aceitou ao Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e foi batizada. No ano passado, consegui pagar para ela ir para a Oakwood Academy, uma escola de ensino superior cristã. Ela é ativa no departamento infantil da igreja; ama ir à igreja aos sábados, e é uma testemunha para sua família e amigos. Sei que Deus me enviou para o Alabama, e agora eu não escolheria outro caminho!
Embora tenha me sentido rejeitada e abandonada quando fui dispensada de minha função como professora, sei que esse era o plano de Deus. Ele promete, no texto de hoje, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam o Senhor e descobri que Ele cumpre Suas promessas. Você já descobriu isso?
Eva M. Starner (M.Mulher 2016).

domingo, 7 de agosto de 2016

"Amo tua casa!"

Eu amo, Senhor, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória existe. Sal 26:8


Andando nas ruas, nos aeroportos ou viajando por aí, encontro com freqüência pessoas que dizem: “Eu amo Jesus, considero-me um cristão, mas não gosto da religião, não pertenço a nenhuma igreja.”
Esta maneira de pensar, parece ser hoje “politicamente correta”. Existem pessoas sinceras que acreditam que a igreja não é necessária, o que realmente importa é "estar bem com Jesus”, mas o texto de hoje afirma que Deus tem uma casa onde a Sua glória se revela e esse lugar de habitação é a igreja.
Isto significa que Deus precisa de uma casa para habitar? Claro que não! Na ocasião em que Salomão inaugurou o templo de Israel, orou dizendo: “Mas, de fato, habitará Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.” I Reis 8:27
Não, o templo não é construído por causa de Deus, nem a igreja existe porque Deus precisa de seres humanos que O adorem. É tudo é o contrário. O ser humano  precisa de uma igreja e um templo.
Quando Israel viajava pelo deserto, Deus ordenou: “E me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles.” Ex. 25:8
A construção do templo foi a resposta divina a carência humana. Deus não precisa habitar em nosso meio. Somos nós que precisamos tê-Lo ao nosso lado.
“Sim – você pode dizer – mas para isso não preciso de igreja nenhuma.” Precisa sim. Você é uma brasa que fora do braseiro, está condenado a apagar-se e virar cinza. É próprio da natureza humana. Ninguém pode ser uma ilha e viver sozinho. Uns precisam dos outros e todos precisamos de Deus. A igreja é o lugar a despeito de seres humanos, fracos e defeituosos, onde a glória de Deus se revela e a presença de Deus se faz sentir, conservando a experiência espiritual viva.
Se a Bíblia é o roteiro para uma vida feliz e se os conselhos divinos nunca falham, por que este conselho não serviria? Por isso, hoje, antes de iniciar as atividades do dia, diga como Davi: “Eu amo, Senhor, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória existe.”
Alejandro Bullón
Powered By Blogger