sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

"O que é amor incondicional?!"


"Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos Seus mandamentos. (1 João 5:2)."

Sentado à minha frente na sala da coordenadoria, estava um aluno do 2° ano do ensino médio que acabara de ser convidado a se retirar da aula de geografia. Não era a primeira vez que o desinteresse e o excesso de conversa o tinham conduzido até ali. Cabisbaixo, como que esperando uma sentença, deixei que ele ficasse sentado pensando, enquanto eu terminava um relatório no computador. O silêncio da espera foi interrompido com uma interessante pergunta:
- Pró [como chamam a professora na Bahia], o que é amor incondicional?
No mesmo instante, parei de digitar e, ainda com as mãos no teclado, virei o rosto para olhar na direção de onde viera a interrogação. Sem que eu tivesse percebido, o aluno pegou um livro que estava em cima de minha mesa, no qual vira no capítulo 3 o título: "Amor Incondicional."
Imediatamente, deixei o que estava fazendo e começamos a conversar. Em vez de responder, apenas disse:
- Por que você está me perguntando isso?
- É que eu estava olhando este livro e achei legal a capa. Então, comecei a ler algumas páginas e fiquei com dúvidas. Pensei que talvez minha mãe não me ame. Por isso perguntei.
O livro Como Realmente Amar seu Filho Adolescente, de Ross Campbell, naquela edição tinha uma capa interessante, e propositadamente ficava à vista em minha sala.
Tentei responder à pergunta com base no que o autor descrevia como amor incondicional.
A conversa ficou tão interessante que nem percebemos o tempo passar. Era hora de ir para casa. Então, fui surpreendida pela última pergunta daquela manhã:
- Pró, você emprestaria este livro para eu levar para minha mãe ler?
- Pode ser por uma semana? - foi minha resposta.
- Valeu, minha pró!
Valeu mesmo, pois, na semana seguinte, o livro estava sobre a minha mesa com um bilhetinho da mãe agradecendo pelo "empréstimo". O melhor desse episódio foi notar que aquele adolescente, no turbilhão efervescente de sua vida, mudou o relacionamento na escola, as coisas se encaixaram melhor, ele se tornou participativo nas atividades e foi aprovado para o 3° ano. No fim do ano, recebi dos pais um forte abraço. Creio que eles finalmente tinham entendido o que é amar incondicionalmente.
Minha oração tem sido que aprendamos com Deus a também amar incondicionalmente.
(Kenia Amazonita Souza Ferreira). Meditação da Mulher.- Direitos Reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger