terça-feira, 25 de agosto de 2015

"Ensine Valores!"

“O que é ávido por lucro desonesto, transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá.” Prov. 15:27

A família recebeu a notícia como uma bomba. O pai tinha sido preso por tráfico de drogas. Eles viram tudo na televisão, na hora do jornal. O pai, sem camisa, tentando ocultar o rosto das câmaras.
A partir daquele dia muitas atitudes “misteriosas” do pai pareciam ter explicação. Ele sempre dizia que viajava por causa do trabalho, mas a realidade era outra. Homem moralista, carinhoso, esposo e pai exemplar, sempre forneceu tudo que a família precisava.  Os filhos o admiravam e a descoberta da vida dupla daquele homem quase destruiu a vida da família.
O texto de hoje descreve a situação de muitas pessoas que não medem conseqüências quando se trata de conseguir dinheiro. O “lucro desonesto” sempre traz complicações. Nem sempre  com a polícia. São complicações interiores, noites sem dormir, consciência culpada e horas infernais de angústia diante da possibilidade de  ser descoberto. Tudo isso reflete-se na qualidade de vida. Não é a mesma coisa que conforto. Você compra conforto, não qualidade de vida. Ir a um SPA, gastar dinheiro em férias maravilhosas, comer em bons restaurantes e  hospedar-se nos melhores hotéis, trazem apenas conforto.
Salomão declara: “o que odeia suborno, esse viverá.” Acaso a pessoa desonesta não vive? Existe, mas não vive. Viver, no sentido bíblico é mais do que sobreviver, é desfrutar de paz, tranqüilidade, sono reparador, família, valores espirituais, enfim, coisas simples, aparentemente insignificantes, que dão a vida um sentido de plenitude. Isso, não se compra. Você o recebe de graça das mãos de Deus, mediante o trabalho honesto.
Ensine esses valores. Não imponha nada. Muita gente tentou fazer isso e só conseguiu reclamações e revolta. Valores nunca se impõem, se ensina no dia a dia, no convívio, com a palavra e com o exemplo.
Pessoas sábias são medidas coerência de suas palavras e de suas ações. Seja com a ajuda de Deus uma pessoa sábia, e faça deste dia um dia especial de formação de valores na vida dos seus amados, porque “O que é ávido por lucro desonesto, transtorna sua casa, mas aquele que é sabio e honesto, viverá!" (Alejandro Bullón).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger