segunda-feira, 25 de maio de 2020

FÉ E CORAGEM!"

"Não te ordenei EU: Tenha fé e seja corajoso, porque o SENHOR TEU DEUS é contigo por onde quer que andares!" (Josué 1;9).

Falar sobre fé e coragem nesse tempo de quarentena pode parecer clichê, mas é fundamental para nos ajudar nesse período difícil e em todos os outros que virão. Ester nos deixa muitas lições de como agir em momentos de dificuldades, fazendo bom uso da nossa fé e coragem.
Era uma moça judia e órfã que havia sido criada por seu tio Mordecai e, como vemos na história, formosa e obediente às palavras de seu tio.
Numa situação um tanto quanto diferenciada, acaba se encontrando entre muitas moças belas de sua cidade, dentre as quais, apenas uma seria escolhida para assumir o trono como rainha, no lugar da antiga rainha Vasti.
Ester alcança favor diante do rei e se torna rainha.
Passado algum tempo, o rei nomeia Hamã como seu ministro e ordena que todos se curvem diante dele em sinal de respeito. No entanto, essa situação gera um grande conflito para todo o povo judeu. O tio de Ester, Mordecai, não se inclina e Hamã se ira contra ele e planeja não somente executá-lo, mas também todo o povo judeu.
Ao saber do plano de Hamã, Mordecai pede à sobrinha que interceda por ele e todo o povo judeu, diante do rei. A partir daí, aprendemos muito com Ester.
Após ouvir seu tio dizer: “Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?”(Ester 4:14). Ester se compadeceu de seu tio Mordecai e de seu povo e provavelmente compreendeu, nesse momento, o plano de Deus em estabelecê-la como rainha.
Demonstra confiança e fé em Deus pedindo ao seu povo e às suas servas que jejuassem com ela, bem assim sabedoria pois, apesar de saber que Deus poderia ajudá-la, estabelece um plano para conquistar a atenção do rei para si; manifesta paciência, pois não age impulsivamente, mas analisa todos os detalhes do plano traçado; apresenta humildade e coragem ao se dirigir ao rei da maneira adequada e se colocando em risco por um povo inteiro. (Ester 4 e 5)
Ester sabia que poderia ser morta por aparecer na presença do rei sem ser convocada. Mesmo assim, ela decide enfrentar o medo e confiar no cuidado de Deus.
Muitas vezes somos colocadas em posições importantes, não simplesmente por mérito nosso, mas porque Deus deseja fazer algo na vida de alguém através da nossa vida. Temos demonstrado fé e confiança Nele?
Temos agido apesar do medo? Temos escolhido estar onde Deus nos colocou, não só para o nosso próprio bem, mas para o bem de muitos?
Que, nesse tempo de quarentena, possamos buscar entender o que Deus quer fazer em nós e através de nós, para que possamos dizer “Eis-me aqui” e fazermos a diferença na vida de quem Ele colocou ao nosso lado para cuidarmos e ajudarmos, assim como fez Ester.
Mirian dos Santos Salvador, Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Neuropsicopedagogia Clínica, cursando pós-graduação em Musicoterapia. Congrega na Igreja Adventista da Promessa de Alvorada – Guarulhos/SP.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

"Se está difícil se manter em pé, ajoelhe-se diante dAquele que tudo sabe, tudo ouve e tudo vê. O Senhor dos Exércitos não te deixará sem um amparo! Cuide-se.



"Agradeça a Deus!"

Salmo 109:30 “Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios; louvá-Lo-ei no meio da multidão”.


A ciência médica é categórica em afirmar que a gratidão produz endorfinas no corpo humano, e que estas são a melhor vitamina para o sistema imunológico. Agradecer não é apenas um ato de adoração, mas também de autoproteção.
Quando você agradece a Deus pelo novo dia, sua mente e seu coração abrem-se para uma nova dimensão da vida. Depois de agradecer, você está em condições de enxergar janelas e portas onde só via muros. Aparecem pontes, onde só achava rios intransponíveis. O humanismo chama isso de atitude.
Hoje, experimente começar o dia louvando ao Senhor. Contando as coisas que recebe das mãos do Criador, mesmo achando que está tudo errado em sua vida, mesmo sentindo que a dor bate à porta do seu coração, mesmo sem aparente motivo.
É preciso educar-se para cultivar uma atitude de gratidão. O pessimismo é como o câncer. Começa contaminando uma célula e não para até destruir o corpo inteiro. Um coração pessimista está condenado ao caos. As sombras da autocompaixão o envolvem, de modo que é incapaz de ver luz em pleno dia.
Quando Davi escreveu este salmo, acabava de ser libertado de seus adversários. Vindicado de todas as acusações que se levantavam contra ele, o salmista se dirigiu ao templo e, na presença da multidão, agradeceu a Deus.
Faça de hoje um dia de gratidão. Louve ao Senhor porque Ele é grande. Louve-O porque você está vivo e, enquanto há vida, nada está perdido, mesmo que as circunstâncias sejam adversas.
Diga com o salmista:
Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios; louvá-Lo-ei no meio da multidão. Em nome de Jesus, amém! (Amilton Menezes- Pastor e Jornalista).

Powered By Blogger