segunda-feira, 31 de outubro de 2011



Deus Conhece Nossas Necessidades

Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Salmo 139:1, 2, NVI


Ah, como Deus me conhece – a hora em que vou para a cama, e quando me levanto pela manhã. Ele compreende todos os meus pensamentos. Depois, vêm minhas necessidades – Ele conhece todas.


Nunca me esquecerei de uma ocasião em que aprendi uma lição muito valiosa. Eu achava que era impossível resolver meus problemas, apesar de um Deus tão maravilhoso e compreensivo, que está sempre disposto a suprir nossas necessidades. Minha fé parecia estar tão abalada que, embora soubesse acerca do poder de Deus, eu pensava que nenhum milagre ocorreria, já que eu era uma pecadora que muitas vezes não dedicava tempo suficiente a Deus, em oração e estudo da Bíblia. Embora não confiasse em um milagre de Deus, naquela manhã orei: “Senhor, Tu conheces minha necessidade. Hoje precisamos pagar o aluguel, e não há dinheiro. Se não o pagarmos hoje, certamente haverá multa, e continuaremos sem dinheiro na semana que vem. Por favor, opera um milagre e mostra-me, uma vez mais, Senhor, que Tu existes. Amém!”


Meu esposo foi ao banco verificar o saldo da nossa conta bancária, para ver se havia algum modo de obtermos os recursos necessários para o aluguel. Quando saía da agência, encontrou um amigo cristão, do colégio. Seu amigo contou uma situação difícil que enfrentava e pediu um conselho. Meu esposo conversou com ele por algum tempo, e esse homem perturbado começou a se sentir melhor.


Antes de se despedir, o amigo perguntou o que meu esposo fazia na frente do banco. Meu esposo explicou que tinha ido ver o saldo, e que não tinha dinheiro para pagar o aluguel. Seu amigo, movido pelo Espírito Santo, convidou meu esposo para ir com ele, e lhe deu a quantia de dinheiro necessária para o aluguel. “O conselho que você me deu tem muito mais valor do que essa quantia de dinheiro”, disse ele. Meu esposo chegou em casa com lágrimas de agradecimento nos olhos. Deus resolvera nosso problema a despeito da minha débil fé, e de uma forma além da nossa imaginação.


Querido Senhor, perdoa minha incredulidade. Ajuda-me a lembrar sempre que, apesar de viver num mundo de dificuldades, Tu estás no controle de cada situação, e conheces realmente as nossas necessidades.



Fernanda Paula Gomes Simão

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

"Deus Ouve!"



Volta-Te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por Tua graça. Sal. 6:4.



Houve momentos difíceis na vida de Davi. Por mais que se esforçasse para ver uma saída, não conseguia enxergar um raio de luz. Tudo era escuridão à sua volta. Sentia-se acabado, destruído e completamente derrotado.



Aonde vão os filhos de Deus nessa hora? Davi clama: “Volta-Te, Senhor.” Por que “volta-Te”? Porque ele sentia como se Deus o tivesse esquecido. Sentia-se abandonado. Só via trevas e tormentas. Nenhuma explicação. Nenhuma resposta.



Na ocasião em que Davi escreveu este salmo, estava enfermo. “Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados.” Sal. 6:2. Que tipo de doença o atormentava? Não sabemos, mas o texto nos leva a pensar que o problema físico estava afetando suas emoções e sua alma. “Também a minha alma está profundamente perturbada; mas Tu, Senhor, até quando?” Verso 3.



Como você se sente quando o médico acaba de dar-lhe a notícia de que está com câncer? Como manter uma atitude mental positiva se você está diante dos resultados cruéis dos exames médicos? Dá vontade de gritar: “Senhor, se Tu és Deus, onde estás?” “Se Tu atendes à oração dos Teus filhos, até quando?”



Davi não era diferente de você nem de mim. Por isso, ele chora diante de Deus. Há momentos em que sua fé vacila, sua paciência chega ao limite, seu ânimo diminui e pergunta: “Até quando?” Você pode imaginar aquele bravo guerreiro chorando e quase duvidando diante das circunstâncias? Quão grandes eram essas adversidades que quase fizeram um gigante como Davi desabar? É possível que neste instante você esteja passando por uma situação semelhante, mas não desanime.



O que mais impressiona no Salmo 6 não é a dor e o sofrimento do salmista. Não são as aflições e adversidades que ele enfrentou, mas a maneira extraordinária como termina o salmo: “O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor acolhe a minha oração.” Verso 9.



O Senhor sempre ouve. Pode parecer que demora. Pode dar a impressão de que não atende, mas Ele sempre ouve. Ele está ouvindo você neste momento. Por isso, clame como o salmista: “Volta-Te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por Tua graça.” (Pastor Alejandro Bullón).

quinta-feira, 20 de outubro de 2011



Meu Deus é Tremendo!

O louvor Te aguarda em Sião, ó Deus; os votos que Te fizemos serão cumpridos. Ó Tu que ouves a oração, a Ti virão todos os homens. Salmo 65:1, 2, NVI


Eu estava abarrotando meu dia com atividades, mas o trabalho de pesquisa que devia entregar em dois dias precisava demais de uma revisão. Eu necessitava muito de ajuda. Minha professora era famosa entre os alunos por sua habilidade de encontrar uma agulha num palheiro, e eu tinha certeza de que havia dezenas de agulhas no meu “palheiro”. Mas o que fazer?


Eu sabia que podia contar com uma amiga, mas já faltava pouco para a meia-noite. Não tive coragem de incomodá-la a essa altura. Eu sabia que o dia seguinte poderia não ser melhor, porque precisava ir a outra igreja e depois atuar como conselheira do Clube dos Desbravadores em minha igreja antes do meio-dia.


Com uma oração pedindo a instrução de Deus, mandei meu trabalho por e-mail para minha amiga e esperei que ela pudesse trabalhar nele pela manhã. Mas, e se ela nem ligasse o computador, como era seu costume nas manhãs de domingo?


Ainda rogando a orientação de Deus, pedi-Lhe que me ajudasse a deixar tudo em Suas mãos. Orei durante toda a manhã, enquanto cumpria meus outros deveres. E, quando não consegui mais aguentar, liguei para minha amiga pouco antes do meio-dia.


“Oi, Arlene”, respondeu ela, obviamente lendo meu nome no identificador de chamadas. “Estou na página 10 do seu trabalho. Está muito bom. Devo terminá-lo dentro de meia hora.”


“Graças a Deus!” exclamei, regozijando-me por Sua bondade.


Então, minha amiga explicou como encontrara meu trabalho. “Meu primo, da Califórnia, passou aqui ontem à noite para uma visita”, contou ela, “mas havia tantas pessoas aqui em casa que ele não conseguiu falar uma palavra comigo. Então, ele me mandou uma mensagem de texto pelo celular. Enquanto saía, pediu-me que a lesse.” Quando ela foi abrir a mensagem dele, encontrou meu documento e começou a trabalhar nele imediatamente.


Bom, ninguém me convence de que meu Deus não opera através de detalhes minúsculos! Deus responde, sim, às orações. Meu trabalho estava 100% certo, e continuo atônita diante da maneira surpreendente pela qual Deus opera milagres.


Arlene Walker-Adams

quarta-feira, 19 de outubro de 2011



O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro. Prov. 14:16.



Um jovem casado, assediado por muitas mulheres, recebeu o conselho sábio de seu patrão, um homem cristão e experiente: “Não dê atenção a essas damas.” O jovem respondeu com ironia: “Há muita sabedoria em números”, referindo-se ao livro bíblico de Números. “É possível”, disse o patrão, “mas, com certeza, há mais sabedoria no Êxodo.”



O provérbio de hoje apresenta uma advertência: Fuja do mal. Não complique a sua vida. Evite a tentação. O primeiro pecado do mundo aconteceu porque Eva achou que podia “administrar” a tentação. Sua segurança estava em conservar-se longe da árvore. Você conhece o fim da história.



Pessoas sábias jamais correm riscos desnecessários. Não querem saber quão perto podem chegar do precipício. O insensato rejeita os conselhos, encoleriza-se quando alguém tenta mostrar-lhe o perigo. Sente-se seguro e acha que nada tem a aprender.



Séculos atrás, o apóstolo Paulo estabeleceu um princípio de segurança espiritual. “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” I Cor. 10:12.



As grandes derrotas da vida não acontecem quando estamos em guarda. Mas quando, confiados em nossas vitórias passadas, achamos que estamos seguros e abaixamos a guarda.



Aconteceu com Belsazar, em Babilônia. Seu império parecia invencível. Seus inimigos estavam dominados e dedicou-se a viver em clima de festa. Foi uma noite de festa que se transformou em tragédia, porque o exército medo-persa invadiu e destruiu Babilônia.





Aconteceu com Golias. O que poderia fazer um garoto, com uma funda e cinco pedrinhas? Abaixou a guarda. Num segundo, o gigante jazia derrotado no chão.



Fuja do mal. Seja sábio. Pare hoje mesmo de brincar com o perigo. Não abaixe a guarda. Não sinta segurança nas suas próprias forças. Isso pode ser fatal.



Que Deus lhe dê um dia maravilhoso. E não se esqueça de que “o sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro”. (Alejandro Bullón).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011



Entrar em Acordo

Entra em acordo sem demora com o teu adversário. Mateus 5:25


Eu estava na sala de aula, ensinando, quando de repente minha vizinha apareceu à porta, segurando uma galinha morta. Ardendo de raiva, ela explodiu: “Veja o que seu cachorro fez com minha galinha! Quero outra no lugar.” Fez-se silêncio na sala, enquanto os alunos, com olhos arregalados, olhavam para a professora e para a mulher junto à porta. Conseguindo, de alguma forma, conservar minha compostura, eu disse: “Sinto muito; vou falar com você mais tarde.” Ela então saiu, com a franguinha morta.


Um dos nossos filhotes alsacianos havia matado sua franga, mais provavelmente enquanto brincava, mas ainda assim a franga estava morta. Muito consternada para enfrentar minha adversária, escrevi-lhe um bilhete, expressando meu sentimento e tristeza. Sugeri que ela fosse ao galinheiro da fazenda da escola e escolhesse o que bem quisesse para substituir sua perda, e eu pagaria por ela.


As imagens da franga morta e de sua proprietária me atormentaram dia e noite. Meu esposo estava fora, viajando; caso contrário, teria cuidado do assunto. Preocupava-me com o que dizer, se ela me confrontasse de novo. No dia seguinte, fui à fazenda, contei ao gerente o que acontecera e expliquei que a mulher viria para fazer sua escolha, e que eu pagaria por ela.


Alguns dias depois, a caminho da escola, a vizinha e eu nos cruzamos. Sorri para ela e ela sorriu para mim. Então, trocamos amenidades. Nenhuma de nós mencionou a franguinha. Descobri, mais tarde, que ela nem sequer foi à fazenda para buscar a substituta. Eu sabia que precisava estar calma a fim de concordar com minha adversária. Embora não houvesse presenciado o incidente, concordei com ela no sentido de que meu cachorro havia matado a galinha. Não questionei o fato. Para evitar sentimentos desagradáveis, fiz tudo o que pude para reparar a perda.


Muitas vezes, devido ao egoísmo, travamos discussões e achamos difícil ceder. Isso traz infelicidade aos dois lados. A Bíblia diz que devemos entrar em acordo com nosso adversário, e que devemos fazê-lo sem demora. A expressão “sem demora” não nos dá tempo para hesitar. Não nos dá tempo para argumentar ou questionar. Se obedecermos a esse mandamento bíblico, evitaremos muita angústia, contrariedade e aflição. Esse é o caminho indicado por Deus, e é o caminho mais fácil – e melhor.


(Birol Charlotte Christo ).

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vá à Luta!



Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência. Prov. 20:18.



Conta a velha história que um finlandês ateu deixou em seu testamento a fazenda que possuía para o diabo. Quando o homem morreu, as autoridades não sabiam como cumprir o pedido. Finalmente, depois de semanas de deliberação, a corte decidiu que a melhor maneira de atender a última vontade do fazendeiro era deixar tudo abandonado. A terra sem cultivar, a casa sem arrumar, os jardins cheios de ervas daninhas, os celeiros vazios. A corte declarou no seu veredicto: “A melhor maneira de permitir que o diabo tome posse de algo é não fazer nada.”



Assim é com a vida. Por isso, o provérbio de hoje aconselha: “Faça planos e faça a guerra. Não fique de braços cruzados.”



Outro dia, durante um seminário, perguntei: “O que significa fazer planos?” Alguém levantou a mão e respondeu: “Sonhar.” É verdade que ninguém deve subestimar o valor dos sonhos. Eles são importantes. Tem gente que nunca sai da mediocridade porque é incapaz de sonhar. Mas um sonho sem um plano não passa de um desejo. Salomão fala de planos. Um plano é a estrada que o levará à realização dos seus sonhos.



Onde você está neste momento? Na sua vida espiritual, financeira, familiar ou profissional, onde você está? Responda. Agora, pergunte-se aonde você quer chegar. Se você não sabe aonde ir, como é que chegará lá? A melhor maneira de chegar a nenhum lugar é não fazer planos.



Uma vida sem planos e sem ação é uma vida em desintegração, porque essa é a lei da própria natureza. Depois da entrada do pecado neste mundo, estamos condenados à desintegração. Já percebeu que, com o correr dos anos, a visão se apaga, a audição diminui, as células morrem e os ossos se desgastam?



Todas as coisas envelhecem. O que significa isso? Que se você não “fizer planos”, e não “entrar na guerra” para sair todo dia do presente estado de coisas, sua vida entrará em retrocesso.



Vá para a “guerra”, porque a vida é uma luta diária contra a mediocridade, a superficialidade e a vaidade. Mas vá com prudência! Ir sozinho é cair nas areias movediças do humanismo. Busque conselho nAquele que é a própria sabedoria. Aquele que nunca falha. E lembre-se: “Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência.”




Alejandro Bullón
www.ministeriobullon.com

sábado, 8 de outubro de 2011






No Princípio

No princípio Deus criou os céus e a Terra. Gênesis 1:1


Nenhuma introdução seria mais apropriada para as Sagradas Escrituras do que esta: “No princípio Deus criou os céus e a Terra” (Gn 1:1). E ao mesmo tempo não existe verso mais discutido da Bíblia e que tenha levantado mais controvérsias, separando teólogos, eruditos e cientistas. Em hebraico, são sete palavras que trazem a ideia de absoluta inteireza na primeira frase da Bíblia.


O verso nos leva bem ao começo de tudo. Antes da vida humana, dos planetas, do céu, da terra. Através das Escrituras, a criação é celebrada como vindo das mãos de Deus. Note que a atenção é chamada para o Criador, não para a criação.


Eugene Peterson, na introdução do livro de Gênesis em sua paráfrase da Bíblia The Message, diz: “Primeiro Deus. Deus é o fundamento da vida. Se não tivermos um sentido de primazia de Deus, nunca vamos fazer nada certo. Não Deus na margem; não Deus como uma opção; não Deus nos fins de semana. Deus no centro da circunferência; Deus primeiro e último; Deus, Deus, Deus.”


Veja estas verdades importantes que aprendemos de Gênesis 1:1:


1. A criação teve um começo. Desde quando o Universo existe? Isso continua sendo um mistério. “Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste” (Cl 1:17).


2. As Escrituras pressupõem Deus como Criador do Universo e de tudo o que existe.


3. Deus não dependeu de matéria pré-existente para criar o Universo. “Aquilo que se vê não foi feito do que é visível” (Hb 11:3).


4. Deus é o único Criador de tudo o que existe. Nada de ficção, de que a vida surgiu espontaneamente por processos evolutivos; a Bíblia fala de um Deus pessoal que criou todas as coisas com um propósito.


5. Nossa existência e a deste mundo têm um propósito. Esse primeiro verso das Escrituras responde a três perguntas importantes: “De onde vim?” (pergunta solene sobre a origem). Dependendo da resposta que dermos a essa primeira pergunta, vamos encontrar resposta a outras duas: “Para onde vou?” (pergunta sobre o futuro), e “Para que vivo?” (pergunta sobre o sentido da vida).


Frederick Buechner lança a ideia de que “cada manhã nos despertamos para alguma coisa que em toda a eternidade nunca foi antes e nunca será depois. E você que desperta nunca foi o mesmo antes nem será também o mesmo depois”, como se fosse tudo uma nova criação.



Que bom saber que Deus é o nosso Criador! (Pastor José Maria Barbosa).
Powered By Blogger