domingo, 13 de setembro de 2020

Deus e as Montanhas!



(Monte Sinai-Pinterest).


Deus usou o simbolismo da montanhas, montes e colinas como lugar especial de manifestação da glória de Deus ao Seu povo. Assim, ao longo das páginas da Bíblia, abundam as montanhas sagradas, como que marcando as grandes etapas da história e da fé do Povo de Deus: é à montanha que o patriarca Abraão sobe para o sacrifício de Isaac (Gn 22,1-19); Moisés encontra-se com Deus, pela primeira vez, no lugar sagrado da montanha do Horeb (Ex 3,5); depois da saída do Egito, o povo de Israel encontrou-se com Deus na montanha do Sinai (Ex 19,3); na montanha com os amalecitas, Moisés ora no alto do monte (Ex 17,19); Elias ora no alto do monte Carmelo (1Rs 18,42),...Anos mais tarde, Jesus fez o sermão do monte, subia as colinas para orar e ter seu tempo com o ETERNO, foi crucificado num monte. Enfim esses relevos e paisagens geográficas na Bíblia sempre foram usados e fatos reais realmente aconteceram ali.


A montanha era também o símbolo da estabilidade e eternidade de Deus, em contraposição com as águas movediças dos rios e dos mares. Deus é o único capaz de mudar as montanhas do seu lugar. Certa vez o próprio CRISTO declarou em São Mateus17:20:: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês. Montanhas, elevações, colinas,entre outros podem ter um símbolo de resistência. imponência, poder. Por outro lado pode significar dificuldades à vencer, uma caminhada difícil, ou até uma barreira impossível de transpor. Na jornada de nossas vidas qual significado esses quadros geográficos representam para você, espiritualmente falando, neste momento? Saiba, que, pela fé, pela adoração e oração, podemos transpor esses obstáculos, tendo a plena convicção de que não estaremos só nesta jornada. O mesmo DEUS, poderoso do Monte Sinai é o mesmo do monte da sua vida que hoje parece intransponível. Pela fé avance, pela fé creia, pela fé ore, pela fé não desista. Deus conhece cada pedaço da montanha que você está passando hoje e te guiará pelo melhor caminho, mesmo que este, se pareça o mais difícil de andar!  

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

"Pequenos Grupos!"

"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu Nome, ali ESTOU no meio deles!" (Mt.18:20).





              Há muitos anos uma igreja européia definiu que precisava fazer algo significativo para o SENHOR, pois estava estagnada e ninguém se batizava havia um bom tempo. Os membros se reuniram e oraram e consideraram cuidadosamente o que poderiam fazer.
              Ao estudar o Novo Testamento, eles decidiram estabelecer um ministério de Pequenos Grupos. Nove membros gostaram da idéia e oraram juntos para colocá-la em prática. Decidiram então, fazer de suas casas pequenos centros de estudo da Bíblia e oração. Lançaram o ministério da oração e da hospitalidade, desenvolveram amizade com muitas pessoas da comunidade e se colocaram à disposição de ajudar as pessoas no que elas mais precisavam. Todas essas pessoas, inclusive os afastados de sua fé, foram convidados para participar das reuniões de pequenos grupos. Então a esta altura nove casas já tinham seus pequenos grupos funcionando, com quarenta convidados presentes. Eles ficaram impressionados com o que o Espírito Santo fez. Por fim, 17 pessoas foram batizadas. O testemunho desta  igreja pequena e estagnada, é o reflexo do que Deus pode fazer, quando nos dispomos a por nossa fé em ação. Envolver as pessoas em grupos de oração é uma ferramente poderosa para envolver sua igreja no "IDE" de Jesus Cristo! (Mark Finley).

terça-feira, 18 de agosto de 2020

 "O Meu DEUS suprirá todas as nossas necessidades, de acordo com suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus! (Fp 4:19).



       Deus está no controle. Quando um trabalho chega ao fim, um companheiro (a) desiste, um amigo abandona. Deus trabalha em silêncio porém soberanamente para o nosso bem. Você não é uma vítima da economia ou da decisão de outra pessoa. Você pode se sentir satisfeito em qualquer circunstância, quando tiver fé e certeza do Cuidado incessante e do controle absoluto de Deus sobre cada detalhe. Creia no poder e na capacidade dAquele que sabe do fim desde o começo! Tudo lhe pertence, até nossa mais profunda dor e sofrimento! Creia.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

"Sem deixar Saudades!"

I Crônicas 21:20 “E se foi sem deixar de si saudades”.



Há pessoas de difícil relacionamento, que provocam suspiros de alívio por parte de vizinhos e colegas, ao saírem de circulação. São pessoas infelizes, que espalham infelicidade ao seu redor, e são candidatas a terminar seus dias em solidão, se não mudarem seu estilo de vida antes que seja tarde demais. O mais triste é quando morrem e ninguém lamenta a sua morte.

A Bíblia conta o caso de dois jovens, muito diferentes um do outro. Ambos tinham sangue real e tiveram morte prematura. Um deles, chamado Jeorão, morreu “sem deixar saudades”. Era tão detestado, que ninguém chorou por ele. De Abias, porém, o relato sagrado diz que “todo o Israel o pranteou” (1Rs 14:18). Por que essa diferença?

Jeorão teve um excelente começo na vida, pois teve um bom pai: o rei Josafá, um dos melhores reis de Judá. Mas um bom pai pode ter uma fraqueza. E uma das fraquezas de Josafá era o associar-se com reis ímpios de Israel. Talvez por isto, seu filho Jeorão se casou com a filha de Acabe. E Jeorão fez o que era mau aos olhos do Senhor, porque a filha de Acabe o induziu a isto (ver 2Rs 8:18). Tendo uma sogra como Jezabel, o que mais se poderia esperar! As más companhias corrompem os bons costumes.

Jeorão celebrou sua ascensão ao trono matando todos os seus irmãos (2Cr 21:4). E levou o povo a se inclinar perante ídolos e a participar de atos imorais. Mas no meio de sua carreira de crimes e pecados, Jeorão recebeu uma carta do profeta Elias, dizendo que ele seria castigado com uma enfermidade incurável. Quando chegou a Jerusalém a notícia de que Jeorão estava muito doente, ninguém lamentou. Ninguém orou pedindo sequer um dia a mais de vida para ele. E quando sua morte foi anunciada, ninguém chorou, nem lhe mandou flores como símbolo de pesar. Nem mesmo compareceram ao seu funeral.

Abias, por outro lado, era filho de um dos mais ímpios reis de Israel – Jeroboão. A mãe também não era grande coisa. Ele não teve, portanto, um bom começo na vida. Pela lógica, filho de pai ímpio deveria ser ímpio também.

Mas Abias viveu uma vida pura em meio à impiedade de seu lar e da corte. Ele morreu de repente, de morte natural. Tão logo a notícia se espalhou, houve luto geral. A nação inteira o pranteou.

A diferença entre a vida desses dois jovens está no fato de que se achou em Abias “coisa boa para com o Senhor” (1Rs 14:13). E essa coisa boa era algo espiritual. Abias havia permitido a operação do Espírito de Deus em sua vida.

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Por favor, Pai, quero também pedir, nesse momento, por mim e por todos os meus ouvintes. Queremos, Senhor, pedir que Teu Santo Espírito opere em nossa vida, em nossa mente, em nosso coração. Tome conta de todas as coisas, Pai. Em nome de Jesus, amém!  (Pr. Amilton Menezes).

segunda-feira, 1 de junho de 2020

"Promova a União familiar!

“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmos 133.1).



Quantos relacionamentos familiares não ficam por conta do acaso porque ninguém ora a respeito deles? Imagino que não sejam poucos. É triste ver famílias desintegradas, cujos membros se afastam uns dos outros quando ingressam na vida adulta. É pior ainda imaginar esse distanciamento em sua própria família. Mas não precisa ser assim.

Você é chamada a interceder continuamente por seus familiares, e a agir como restauradora dentro do seu lar. As Escrituras registram em Isaías 58.12: “Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias”. Deus deseja restaurar a unidade, preservar os laços familiares nele e deixar uma herança espiritual de harmonia que pode durar por várias gerações. Na medida em que se dispõe a orar e a clamar ao Senhor para que ele mantenha a paz e a união em sua casa, você age como “reparadora” e “restauradora”, em obediência à Palavra de Deus.

Peça ao Senhor que instile amor e compaixão intensos e perenes em todos os membros de sua família, a fim de uni-los com vínculos irrompíveis. O desejo de Deus para o seu lar está registrado nas Escrituras: “Tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.” (1Pe 3.8). Que você seja um instrumento usado por Deus para que isso se torne uma realidade perene no seio de sua família.

ORAÇÃO
Senhor, ensina minha família a resolver conflitos segundo a tua Palavra. E, se alguma divisão já houver começado, se algum relacionamento estiver desgastado ou rompido, peço que removas a causa de divisão e promovas cura. Usa-me como agente de restauração em meu lar. (Stormie Omartian).

segunda-feira, 25 de maio de 2020

FÉ E CORAGEM!"

"Não te ordenei EU: Tenha fé e seja corajoso, porque o SENHOR TEU DEUS é contigo por onde quer que andares!" (Josué 1;9).

Falar sobre fé e coragem nesse tempo de quarentena pode parecer clichê, mas é fundamental para nos ajudar nesse período difícil e em todos os outros que virão. Ester nos deixa muitas lições de como agir em momentos de dificuldades, fazendo bom uso da nossa fé e coragem.
Era uma moça judia e órfã que havia sido criada por seu tio Mordecai e, como vemos na história, formosa e obediente às palavras de seu tio.
Numa situação um tanto quanto diferenciada, acaba se encontrando entre muitas moças belas de sua cidade, dentre as quais, apenas uma seria escolhida para assumir o trono como rainha, no lugar da antiga rainha Vasti.
Ester alcança favor diante do rei e se torna rainha.
Passado algum tempo, o rei nomeia Hamã como seu ministro e ordena que todos se curvem diante dele em sinal de respeito. No entanto, essa situação gera um grande conflito para todo o povo judeu. O tio de Ester, Mordecai, não se inclina e Hamã se ira contra ele e planeja não somente executá-lo, mas também todo o povo judeu.
Ao saber do plano de Hamã, Mordecai pede à sobrinha que interceda por ele e todo o povo judeu, diante do rei. A partir daí, aprendemos muito com Ester.
Após ouvir seu tio dizer: “Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?”(Ester 4:14). Ester se compadeceu de seu tio Mordecai e de seu povo e provavelmente compreendeu, nesse momento, o plano de Deus em estabelecê-la como rainha.
Demonstra confiança e fé em Deus pedindo ao seu povo e às suas servas que jejuassem com ela, bem assim sabedoria pois, apesar de saber que Deus poderia ajudá-la, estabelece um plano para conquistar a atenção do rei para si; manifesta paciência, pois não age impulsivamente, mas analisa todos os detalhes do plano traçado; apresenta humildade e coragem ao se dirigir ao rei da maneira adequada e se colocando em risco por um povo inteiro. (Ester 4 e 5)
Ester sabia que poderia ser morta por aparecer na presença do rei sem ser convocada. Mesmo assim, ela decide enfrentar o medo e confiar no cuidado de Deus.
Muitas vezes somos colocadas em posições importantes, não simplesmente por mérito nosso, mas porque Deus deseja fazer algo na vida de alguém através da nossa vida. Temos demonstrado fé e confiança Nele?
Temos agido apesar do medo? Temos escolhido estar onde Deus nos colocou, não só para o nosso próprio bem, mas para o bem de muitos?
Que, nesse tempo de quarentena, possamos buscar entender o que Deus quer fazer em nós e através de nós, para que possamos dizer “Eis-me aqui” e fazermos a diferença na vida de quem Ele colocou ao nosso lado para cuidarmos e ajudarmos, assim como fez Ester.
Mirian dos Santos Salvador, Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Neuropsicopedagogia Clínica, cursando pós-graduação em Musicoterapia. Congrega na Igreja Adventista da Promessa de Alvorada – Guarulhos/SP.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

"Se está difícil se manter em pé, ajoelhe-se diante dAquele que tudo sabe, tudo ouve e tudo vê. O Senhor dos Exércitos não te deixará sem um amparo! Cuide-se.



"Agradeça a Deus!"

Salmo 109:30 “Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios; louvá-Lo-ei no meio da multidão”.


A ciência médica é categórica em afirmar que a gratidão produz endorfinas no corpo humano, e que estas são a melhor vitamina para o sistema imunológico. Agradecer não é apenas um ato de adoração, mas também de autoproteção.
Quando você agradece a Deus pelo novo dia, sua mente e seu coração abrem-se para uma nova dimensão da vida. Depois de agradecer, você está em condições de enxergar janelas e portas onde só via muros. Aparecem pontes, onde só achava rios intransponíveis. O humanismo chama isso de atitude.
Hoje, experimente começar o dia louvando ao Senhor. Contando as coisas que recebe das mãos do Criador, mesmo achando que está tudo errado em sua vida, mesmo sentindo que a dor bate à porta do seu coração, mesmo sem aparente motivo.
É preciso educar-se para cultivar uma atitude de gratidão. O pessimismo é como o câncer. Começa contaminando uma célula e não para até destruir o corpo inteiro. Um coração pessimista está condenado ao caos. As sombras da autocompaixão o envolvem, de modo que é incapaz de ver luz em pleno dia.
Quando Davi escreveu este salmo, acabava de ser libertado de seus adversários. Vindicado de todas as acusações que se levantavam contra ele, o salmista se dirigiu ao templo e, na presença da multidão, agradeceu a Deus.
Faça de hoje um dia de gratidão. Louve ao Senhor porque Ele é grande. Louve-O porque você está vivo e, enquanto há vida, nada está perdido, mesmo que as circunstâncias sejam adversas.
Diga com o salmista:
Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios; louvá-Lo-ei no meio da multidão. Em nome de Jesus, amém! (Amilton Menezes- Pastor e Jornalista).

quarta-feira, 25 de março de 2020

Tempo de Tribulação!

Leia Salmos 138 e reflita.
“Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras.”  (Salmos 138.7)



Embora ninguém goste de passar por tribulações, os tempos de desafio e de miséria têm seus aspectos positivos, pois é nesses momentos que temos oportunidade de experimentar a presença do Senhor.
Caminhar passo a passo com Deus exige que abracemos o momento com todas as suas implicações. Com ele, você tem tudo o que precisa para o momento. Aqui e agora. É capaz de ver o quadro completo; ter uma perspectiva diferente. A Bíblia diz: “Abre os teus olhos e te fartarás do teu próprio pão.” (PV 20.13, RA).
Independentemente de qual seja a sua situação no momento, Deus tem abundância de bênçãos para você. Exatamente onde você está, ele continua agindo com poder em sua vida. Ele quer que você feche os olhos, invoque seu nome santo e diga: “Senhor, mostra-me tua mão em minha vida”. Deus deseja que você sinta a presença dele e confie nele. Só assim você encontrará paz. Quando você estiver cansado, encontrará nele novas forças. Quando estiver triste, encontrará alegria. E quando estiver no meio de uma tormenta, encontrará abrigo e provisão.
No entanto, não raro ficamos cegos diante das adversidades, temerosos, desanimados e arrastados para a amargura, e rapidamente começamos a reclamar. Mas, quando temos um relacionamento profundo e pessoal com o Senhor, as adversidades pesam menos, porque ele as carrega por nós, nos ajuda a passar pelo deserto. Experimente andar de mãos dadas com Deus.
Senhor, obrigada porque posso caminhar sempre contigo. Quando entro numa fase difícil, posso segurar tua mão e depender de ti, enquanto atravessamos juntos. Sei que os retos habitarão na tua presença, e é onde desejo viver. Ajuda-me a sempre reconhecer a imensidão da tua bondade para comigo. Em nome de Jesus. (Stormie Omartian).
Powered By Blogger