quinta-feira, 28 de julho de 2011



Li essa manhã o capítulo 14 do livro de Jó e confesso q fiquei bastante impressionada, com a visão e a sabedoria deste servo de Deus, que com certeza num momento de profunda dor física e espiritual, entendeu que somos aqui neste mundo apenas peregrinos e que nossa existência é muito breve. Logo pensei: Quais estão sendo as prioridades de minha vida? Trabalho ou família, amigos ou diversão supérfula, bens materiais ou um contato mais íntimo e direto com meu Criador, amigo e Redentor? A vida é o mais precioso bem que podemos ter neste mundo!



Jó 14



O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação.

Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece.

E sobre este tal abres os teus olhos, e a mim me fazes entrar no juízo contigo.

Quem do imundo tirará o puro? Ninguém.

Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles.

Desvia-te dele, para que tenha repouso, até que, como o jornaleiro, tenha contentamento no seu dia.

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.

Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,

Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.

Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele?

Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco,

Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono.

Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse; e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim!

Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.

Chamar-me-ias, e eu te responderia, e terias afeto à obra de tuas mãos.

Mas agora contas os meus passos; porventura não vigias sobre o meu pecado?

A minha transgressão está selada num saco, e amontoas as minhas iniqüidades.

E, na verdade, caindo a montanha, desfaz-se; e a rocha se remove do seu lugar.

As águas gastam as pedras, as cheias afogam o pó da terra; e tu fazes perecer a esperança do homem;

Tu para sempre prevaleces contra ele, e ele passa; mudas o seu rosto, e o despedes.

Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba;

Mas a sua carne nele tem dores; e a sua alma nele lamenta.



Um grande abraço e ótimo fim de semana! Tita.

quinta-feira, 21 de julho de 2011



Luzes do Semáforo

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12, NVI


Por que é tão fácil, para alguns de nós, seguir as indicações na rua, mas tão penoso ao espírito humano seguir as instruções de Deus?


Essa pergunta surgiu em minha mente certo dia, enquanto eu estava dirigindo. Ao longo do percurso do trabalho para casa, percebi algo bastante óbvio: as pessoas paravam o carro quando a luz do semáforo ficava vermelha, reduziam a marcha quando estava amarela e andavam na velocidade permitida quando estava verde. Uma observação tão comum me levou a recordar um verso bíblico: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tiago 1:17, NVI).


De repente, percebi que Deus não muda. Ele deseja guiar a cada uma de nós com segurança na jornada da vida. Mas Ele não pode fazê-lo da maneira que gostaria, se nos ocupamos discutindo com Ele, ignorando-O ou titubeando devido à nossa condição humana inclinada ao pecado e à tendência de querer fazer as coisas do nosso jeito.


Gradualmente, comecei a prestar mais atenção ao comportamento de outros motoristas na rua. Observei enquanto aguardavam a seta verde para virar à esquerda. Fiquei tensa quando vi um carro passar zunindo por mim e passar na luz amarela que se tornara vermelha no momento em que ele chegou ao cruzamento. Quase pude sentir a grande expectativa de outros motoristas que calculavam quanto tempo faltava para que a luz vermelha passasse a verde, segundos antes da mudança. Sorri quando observei esses motoristas soltando lentamente o pedal do freio e adiantando-se em relação aos demais, momentos antes da luz verde, para então acelerar e distanciar-se.


Todos nos sentimos mais seguros quando seguimos as regras do trânsito. Se tão somente seguíssemos as luzes de nosso Pai com o mesmo respeito e obediência com que seguimos as luzes do semáforo! pensei. A vida seria bem mais fácil.


Você me acompanharia, seguindo as regras, e oraria comigo?


Querido Deus, graças Te dou porque és a luz do mundo. Ajuda-nos a seguir Tua direção e a aceitar Tua vontade para a nossa vida. Em nome de Jesus, amém.



Alexis A. Goring

sexta-feira, 8 de julho de 2011



PAI, COMEÇA O COMEÇO!”



Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corriapara meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria eraque ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistentepara as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabavadescascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tiravao restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial queele havia feito. Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou maiscriança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu ladopara, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras queencontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso“descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dosrelacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforçodiário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas desabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ouentão, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas,separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidase conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis...... Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quandolhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza queconseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear afruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram apedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está aomeu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eternoe que Seu amor é a garantia das nossas vitórias. Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de umatangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir aDeus: “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas ajudavocê resolver a situação. Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ouencontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir noAmor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa ocomeço!”. -- Joanílson Pereira

quinta-feira, 7 de julho de 2011



A Maturidade é Prazerosa

Tu me farás ver a vereda da vida, a alegria plena da Tua presença, eterno prazer à Tua direita. Salmo 16:11, NVI


Numa bela manhã ensolarada, observei uma senhora idosa andando na rua, reclamando da idade. Que cena triste! Pensei: Senhor, envelhecer assim não é agradável e não vale a pena.


Os idosos ainda precisam captar uma centelha do horizonte e, com esperança, ver que o Sol ainda desponta. Se você já é uma cidadã idosa, saiba que é uma pessoa útil à sociedade, mesmo que só ofereça mensagens de otimismo. As experiências da vida se refletem nos vincos do rosto, originados pelos sorrisos, e não nas rugas que a amargura fornece. Só aqueles que são felizes podem convencer alguém de que envelhecer é prazeroso. Essas pessoas são capazes de demonstrar que, com o acréscimo dos anos, adquire-se sabedoria como uma bênção.


Para mim, aquela mulher na rua não tinha idade suficiente para curvar tanto seu corpo. Talvez ninguém, na jornada da vida dela, tenha mostrado que a existência também tem seu lado bom. Precisamos saber como contornar os obstáculos, quando as circunstâncias são contrárias. Em vez de só reclamar, devemos entender que as coisas tristes são parte da vida, e que o coração deve ser morada para a felicidade.


Algum tempo depois, encontrei outra mulher, muito mais velha que a anterior, a qual, em contraste, transmitia grande vontade de viver. Ela me contou uma parte dolorosa da sua vida. Vivia com um filho paralítico, que era sua maior motivação para subir a íngreme encosta! Também me contou sobre seu grande amor por Jesus Cristo e sua confiança nEle. Isso me encheu de entusiasmo, e comecei a reconhecer que amadurecer dessa maneira é prazeroso!


Querida amiga, quando você contemplar o pôr do sol e ainda sentir grande esperança, saiba que está envelhecendo só fisicamente, mas não no espírito.


Cristo declara: “Deixem vir a Mim as crianças e não as impeçam; pois o reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas” (Lucas 18:16, NVI).


Querido Jesus, quero ser agradável – sempre. Que eu aprenda a aceitar as dificuldades da vida, e saiba como irradiar brilhantes raios de esperança àqueles que cruzam meu caminho todo dia.



Maria Sinharinha de Oliveira Nogueira

segunda-feira, 20 de junho de 2011



"Ele porém se retirava a lugares solitários e orava!"(Lucas 5:16)

Um criminoso estava sendo levado à câmera de gás para ser executado e, em meio a dor e ao remorso exclamou: "Se naquela manhã eu tivesse orado a Deus, não teria cometido esse terrível crime!"O assasino estava convencido de que, se no dia fatal tivesse buscado a ajuda divina, jamais teria cometido o crime que o levara a pena de morte. Por meio da oração temos que crer que Deus quer e pode fazer mudanças em nossas vidas e nas circunstâncias das mesmas. Na verdade não temos o controle nem das nossas vidas e tão pouco das circunstâncias. Somos tão frágeis diante delas e muitas vezes nos sentimos oprimidos e desprotegidos. Isso acontecia com Jesus Cristo, enquanto esteve aqui . Jesus sabia que se não estivesse em constante comunhão com o Pai, nao teria o êxito na sua vida espiritual, e por isso sentia uma necessidade de falar com Deus, diariamente. "E, despedida a multidão, subiu ao monte a fim de orar sozinho".(Mt. 14:23).Se Cristo teve na oração a fonte de seu poder e suas vitórias, será que isso não pode acontecer em nossas vidas hoje? São tantos os benefícios no ato de orar que Deus anela que cultivemos esse hábito no nosso dia a dia. Provai e Vede, O Senhor é bom! Alguns benefícios de orar:



1) Nos concilia e nos Une ao Rei do Universo. Aquele que nos ama incondicionalmente e que sempre esta disposto a nos dar o melhor de seu amor.



2)Enche-nos de paz, nos tira a ansiedade a preocupação ou angústia. Dá-nos calma interior, equílibrio e domínio próprio.



3) Nos dá segurança, tirando de nosso coração os nossos medos e nos torna mais confiantes.



4) Nos fortalece espiritualmente, para que rejeitemos a Tentação. Vence nossos desalentos e debilidades pessoais



5) Muda nosso caráter. Eleva nossos pensamentos, melhora nossas decisões e renova nosso modo de ser e de pensar.



6)Ensina-nos a sermos agradecidos, pois a verdadeira oração não tem só a finalidade de pedir mas de também agradecer e reconhecer a Deus como o Autor de nossa vida. Na verdade deveríamos sempre sentir e expressar gratidão a Deus.



Diante de tantos benefícios procuremos andar mais íntima e constantemente com nosso Deus. Elevando sempre à Ele uma oração de agradecimento ou um anseio, situação ou preocupação que para nós parece impossível de vermos resolvidos. Na verdade Deus fica feliz quando o buscamos e reconhecemos que sem Ele não podemos ir muito além. Ore com perseverança e espere em Deus, pois com certeza ele renovará suas forças e sua fé. Oro para que você que lê esta mensagem tenha uma linda e abençoada semana, sentindo em sua vida a Presença dAquele que nos amou muito mais que sua própria vida e fará por você muito mais do que possa imaginar. (Trechos extraídos do Livro Ainda Existe esperança de Enri Chaij).

quarta-feira, 15 de junho de 2011



Amor de mãe ajuda a lidar com stress da vida adulta !
Beijos, abraços e todo tipo de carinho vindo da mãe ajudam o ser humano a enfrentar melhor o stress da vida adulta. Esta é a conclusão de um estudo realizado com 500 pessoas nos Estados Unidos, ao longo de 30 anos. Joanna Maselko, líder da pesquisa, observou que níveis altos de afeto materno facilitam a criação de laços e envolvimento humano. Além de reduzir o stress na criança, ainda pode ajudá-la a desenvolver habilidades sociais até a fase adulta. Inicialmente, os pesquisadores avaliaram a qualidade da interação entre mães e bebês durante consultas rotineiras. Um psicólogo observou e deu uma nota para a forma como a mãe reagia às necessidades e emoções da criança. Cerca de 30 anos depois, eles voltaram a procurar os pacientes, agora adultos, e fizeram uma série de perguntas sobre bem-estar e condição emocional. Além disso, os entrevistados tinham que responder se achavam que suas mães tinham sido carinhosas.

Os resultados revelaram que as crianças de mães mais carinhosas eram capazes de lidar com o stress e a ansiedade melhor do que as outras, que receberam menos atenção. Segundo os estudiosos, estes resultados aumentam os indícios de que a infância é a base para a construção de uma vida adulta sólida. Contudo, a influência de outros fatores, como a personalidade, educação em casa e na escola não podem ser descartados.

O estudo foi publicado no periódico americano Journal of Epidemiology and Community Health.
(Blog Saúde e Família).

sexta-feira, 10 de junho de 2011



O Amor Tudo Espera

O amor não conhece limites para sua paciência, fim para sua confiança, nem enfraquecimento de sua esperança; ele é capaz de superar tudo. 1 Coríntios 13:7, Phillips


Quando Elizabeth Barret se tornou esposa de Robert Browning, seus pais desaprovaram o casamento e a deserdaram. Elizabeth escrevia para eles quase toda semana, dizendo como os amava e que aguardava a reconciliação. Esperou meses e anos pela resposta.


Depois de dez anos, ela recebeu pelo correio uma caixa grande, que continha todas as cartas que ela havia escrito. Nenhuma tinha sido aberta. Apesar de essas “cartas de amor” terem depois se tornado parte da literatura inglesa, é realmente triste pensar que elas nunca foram lidas pelos pais de Elizabeth. O relacionamento rompido com a filha poderia ter sido refeito se eles tivessem pelo menos olhado algumas delas. A espera não teve resultado positivo, mas nem por isso o amor desistiu.


No capítulo dedicado ao amor, no verso mais curto, o apóstolo Paulo diz que o amor “tudo espera” (1Co 13:7). Há esperança de que o inimigo se torne amigo. De que volte o esposo ou a esposa que abandonou a casa.


Mesmo os namorados, depois de terem levado um “fora”, ainda interpretam qualquer comportamento do ex como sinal de esperança de que o namoro pode ser refeito. Assim, um telefonema, um olhar intencional, um sorriso ao cruzarem no caminho, um encontro que não era para acontecer, mas aconteceu – tudo isso atua como sinal e desperta esperança: “Ainda tenho esperança de que ele/ela volte para mim.”


E se a espera não der resultado, numa expressão de consolo, dizem: “Ah, pode deixar, meu/minha próximo(a) namorado(a) terá o magnetismo e o carinho que esse/essa não teve.”


A esposa espera que o marido alcoólatra largue a bebida e se torne o pai que os filhos precisam. Mas é o amor que a faz esperar.


Quando o filho ou a filha se rebelam e rejeitam os valores e a tradição da família e abandonam o lar, não há outra saída senão esperar.


O filho pródigo ainda é filho. Não interessa por quanto tempo tenha saído de casa, se foram dias, semanas, meses, quem sabe até anos, o pai continua esperando porque ama.


Deus é o campeão no quesito espera. O coração dEle é marcado pelo desejo de ver todos incluídos no Seu círculo de amor. (Pastor José M. Barbosa).




segunda-feira, 6 de junho de 2011



Pelo Vale
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; o Teu bordão e o Teu cajado me consolam. Salmo 23:4
É sempre difícil andar pelo vale quando a sombra da morte nos espreita. Começamos essa caminhada com o diagnóstico médico: falência dos rins, câncer, problema cardíaco. Os nomes podem variar, mas a lenta caminhada por esse temido vale raramente varia. E, enquanto andamos, as montanhas nos parecem ameaçadoras: Que acontecerá com meus filhos? Como pagar essa conta médica astronômica? Por quanto tempo vou suportar esta dor? Algum dia vou deixar este leito de hospital? Cada montanha parece mais alta e ameaçadora, enquanto trememos à sua sombra.
Com frequência, aproximamo-nos do vale não por nossa própria enfermidade, mas por um pai com a doença de Alzheimer, uma filha com câncer de mama, uma irmã com leucemia ou um esposo com câncer da próstata. Visitamos um quarto de hospital onde entes queridos sofrem dor, desejando tomar o lugar deles. Os bipes emitidos pelas máquinas que salvam vidas nos assustam. Os exames invasivos nos amedrontam, e há tratamentos que aterrorizam até os mais corajosos.
Mas, ao erguermos os olhos para Jesus, encontramos consolo: “Não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo.” E, como o confortante Sol da manhã, essa compreensão nos desperta. Em meio à dor, a despeito de montanhas de contas a pagar, preocupações quanto ao futuro, não tememos, porque confiamos nAquele companheiro que caminha ao nosso lado.
Não poderíamos desejar um companheiro mais experiente ao longo desse vale. Ele andou pelas ruas da Galileia com Jairo, cuja filha estava terminalmente enferma. Quando o desesperado pai foi até Ele, Jesus proferiu uma palavra e a menina reviveu, imediatamente. Ele tocou olhos cegos, e foram curados. Ele Se encontrou com os dez leprosos, e curou a todos. Em Betânia, Lázaro estivera morto por quatro dias, antes que Jesus chegasse, e Ele o despertou para a vida novamente. Diante dessas evidências, por que preocupar-nos? Por que deveria eu temer minha batalha pessoal ao longo desse vale escuro?
Você, minha amiga, pode estar ainda no vale da sombra da morte. Embora as montanhas se elevem ao seu redor, permita que o mundo a veja sorrir. Você não está fazendo essa caminhada sozinha. Você tem companhia. Seu Pastor está aí, ao seu lado.
Annette Walwyn Michael
Powered By Blogger