quarta-feira, 19 de outubro de 2011



O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro. Prov. 14:16.



Um jovem casado, assediado por muitas mulheres, recebeu o conselho sábio de seu patrão, um homem cristão e experiente: “Não dê atenção a essas damas.” O jovem respondeu com ironia: “Há muita sabedoria em números”, referindo-se ao livro bíblico de Números. “É possível”, disse o patrão, “mas, com certeza, há mais sabedoria no Êxodo.”



O provérbio de hoje apresenta uma advertência: Fuja do mal. Não complique a sua vida. Evite a tentação. O primeiro pecado do mundo aconteceu porque Eva achou que podia “administrar” a tentação. Sua segurança estava em conservar-se longe da árvore. Você conhece o fim da história.



Pessoas sábias jamais correm riscos desnecessários. Não querem saber quão perto podem chegar do precipício. O insensato rejeita os conselhos, encoleriza-se quando alguém tenta mostrar-lhe o perigo. Sente-se seguro e acha que nada tem a aprender.



Séculos atrás, o apóstolo Paulo estabeleceu um princípio de segurança espiritual. “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” I Cor. 10:12.



As grandes derrotas da vida não acontecem quando estamos em guarda. Mas quando, confiados em nossas vitórias passadas, achamos que estamos seguros e abaixamos a guarda.



Aconteceu com Belsazar, em Babilônia. Seu império parecia invencível. Seus inimigos estavam dominados e dedicou-se a viver em clima de festa. Foi uma noite de festa que se transformou em tragédia, porque o exército medo-persa invadiu e destruiu Babilônia.





Aconteceu com Golias. O que poderia fazer um garoto, com uma funda e cinco pedrinhas? Abaixou a guarda. Num segundo, o gigante jazia derrotado no chão.



Fuja do mal. Seja sábio. Pare hoje mesmo de brincar com o perigo. Não abaixe a guarda. Não sinta segurança nas suas próprias forças. Isso pode ser fatal.



Que Deus lhe dê um dia maravilhoso. E não se esqueça de que “o sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro”. (Alejandro Bullón).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011



Entrar em Acordo

Entra em acordo sem demora com o teu adversário. Mateus 5:25


Eu estava na sala de aula, ensinando, quando de repente minha vizinha apareceu à porta, segurando uma galinha morta. Ardendo de raiva, ela explodiu: “Veja o que seu cachorro fez com minha galinha! Quero outra no lugar.” Fez-se silêncio na sala, enquanto os alunos, com olhos arregalados, olhavam para a professora e para a mulher junto à porta. Conseguindo, de alguma forma, conservar minha compostura, eu disse: “Sinto muito; vou falar com você mais tarde.” Ela então saiu, com a franguinha morta.


Um dos nossos filhotes alsacianos havia matado sua franga, mais provavelmente enquanto brincava, mas ainda assim a franga estava morta. Muito consternada para enfrentar minha adversária, escrevi-lhe um bilhete, expressando meu sentimento e tristeza. Sugeri que ela fosse ao galinheiro da fazenda da escola e escolhesse o que bem quisesse para substituir sua perda, e eu pagaria por ela.


As imagens da franga morta e de sua proprietária me atormentaram dia e noite. Meu esposo estava fora, viajando; caso contrário, teria cuidado do assunto. Preocupava-me com o que dizer, se ela me confrontasse de novo. No dia seguinte, fui à fazenda, contei ao gerente o que acontecera e expliquei que a mulher viria para fazer sua escolha, e que eu pagaria por ela.


Alguns dias depois, a caminho da escola, a vizinha e eu nos cruzamos. Sorri para ela e ela sorriu para mim. Então, trocamos amenidades. Nenhuma de nós mencionou a franguinha. Descobri, mais tarde, que ela nem sequer foi à fazenda para buscar a substituta. Eu sabia que precisava estar calma a fim de concordar com minha adversária. Embora não houvesse presenciado o incidente, concordei com ela no sentido de que meu cachorro havia matado a galinha. Não questionei o fato. Para evitar sentimentos desagradáveis, fiz tudo o que pude para reparar a perda.


Muitas vezes, devido ao egoísmo, travamos discussões e achamos difícil ceder. Isso traz infelicidade aos dois lados. A Bíblia diz que devemos entrar em acordo com nosso adversário, e que devemos fazê-lo sem demora. A expressão “sem demora” não nos dá tempo para hesitar. Não nos dá tempo para argumentar ou questionar. Se obedecermos a esse mandamento bíblico, evitaremos muita angústia, contrariedade e aflição. Esse é o caminho indicado por Deus, e é o caminho mais fácil – e melhor.


(Birol Charlotte Christo ).

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vá à Luta!



Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência. Prov. 20:18.



Conta a velha história que um finlandês ateu deixou em seu testamento a fazenda que possuía para o diabo. Quando o homem morreu, as autoridades não sabiam como cumprir o pedido. Finalmente, depois de semanas de deliberação, a corte decidiu que a melhor maneira de atender a última vontade do fazendeiro era deixar tudo abandonado. A terra sem cultivar, a casa sem arrumar, os jardins cheios de ervas daninhas, os celeiros vazios. A corte declarou no seu veredicto: “A melhor maneira de permitir que o diabo tome posse de algo é não fazer nada.”



Assim é com a vida. Por isso, o provérbio de hoje aconselha: “Faça planos e faça a guerra. Não fique de braços cruzados.”



Outro dia, durante um seminário, perguntei: “O que significa fazer planos?” Alguém levantou a mão e respondeu: “Sonhar.” É verdade que ninguém deve subestimar o valor dos sonhos. Eles são importantes. Tem gente que nunca sai da mediocridade porque é incapaz de sonhar. Mas um sonho sem um plano não passa de um desejo. Salomão fala de planos. Um plano é a estrada que o levará à realização dos seus sonhos.



Onde você está neste momento? Na sua vida espiritual, financeira, familiar ou profissional, onde você está? Responda. Agora, pergunte-se aonde você quer chegar. Se você não sabe aonde ir, como é que chegará lá? A melhor maneira de chegar a nenhum lugar é não fazer planos.



Uma vida sem planos e sem ação é uma vida em desintegração, porque essa é a lei da própria natureza. Depois da entrada do pecado neste mundo, estamos condenados à desintegração. Já percebeu que, com o correr dos anos, a visão se apaga, a audição diminui, as células morrem e os ossos se desgastam?



Todas as coisas envelhecem. O que significa isso? Que se você não “fizer planos”, e não “entrar na guerra” para sair todo dia do presente estado de coisas, sua vida entrará em retrocesso.



Vá para a “guerra”, porque a vida é uma luta diária contra a mediocridade, a superficialidade e a vaidade. Mas vá com prudência! Ir sozinho é cair nas areias movediças do humanismo. Busque conselho nAquele que é a própria sabedoria. Aquele que nunca falha. E lembre-se: “Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência.”




Alejandro Bullón
www.ministeriobullon.com

sábado, 8 de outubro de 2011






No Princípio

No princípio Deus criou os céus e a Terra. Gênesis 1:1


Nenhuma introdução seria mais apropriada para as Sagradas Escrituras do que esta: “No princípio Deus criou os céus e a Terra” (Gn 1:1). E ao mesmo tempo não existe verso mais discutido da Bíblia e que tenha levantado mais controvérsias, separando teólogos, eruditos e cientistas. Em hebraico, são sete palavras que trazem a ideia de absoluta inteireza na primeira frase da Bíblia.


O verso nos leva bem ao começo de tudo. Antes da vida humana, dos planetas, do céu, da terra. Através das Escrituras, a criação é celebrada como vindo das mãos de Deus. Note que a atenção é chamada para o Criador, não para a criação.


Eugene Peterson, na introdução do livro de Gênesis em sua paráfrase da Bíblia The Message, diz: “Primeiro Deus. Deus é o fundamento da vida. Se não tivermos um sentido de primazia de Deus, nunca vamos fazer nada certo. Não Deus na margem; não Deus como uma opção; não Deus nos fins de semana. Deus no centro da circunferência; Deus primeiro e último; Deus, Deus, Deus.”


Veja estas verdades importantes que aprendemos de Gênesis 1:1:


1. A criação teve um começo. Desde quando o Universo existe? Isso continua sendo um mistério. “Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste” (Cl 1:17).


2. As Escrituras pressupõem Deus como Criador do Universo e de tudo o que existe.


3. Deus não dependeu de matéria pré-existente para criar o Universo. “Aquilo que se vê não foi feito do que é visível” (Hb 11:3).


4. Deus é o único Criador de tudo o que existe. Nada de ficção, de que a vida surgiu espontaneamente por processos evolutivos; a Bíblia fala de um Deus pessoal que criou todas as coisas com um propósito.


5. Nossa existência e a deste mundo têm um propósito. Esse primeiro verso das Escrituras responde a três perguntas importantes: “De onde vim?” (pergunta solene sobre a origem). Dependendo da resposta que dermos a essa primeira pergunta, vamos encontrar resposta a outras duas: “Para onde vou?” (pergunta sobre o futuro), e “Para que vivo?” (pergunta sobre o sentido da vida).


Frederick Buechner lança a ideia de que “cada manhã nos despertamos para alguma coisa que em toda a eternidade nunca foi antes e nunca será depois. E você que desperta nunca foi o mesmo antes nem será também o mesmo depois”, como se fosse tudo uma nova criação.



Que bom saber que Deus é o nosso Criador! (Pastor José Maria Barbosa).

quarta-feira, 28 de setembro de 2011



O Jardim Perfumado
Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam. Isaías 58:11, NVI
Minha irmã, Seisinha, tem um jardim muito lindo, que exala uma fragrância maravilhosa. Muito amor e dedicação estão envolvidos em seu cuidado. Ela cultiva ampla variedade de belas flores, e as rosas, especialmente, nos presenteiam com um aroma extraordinário e uma deslumbrante visão de beleza. Quando passamos por esse jardim, nos enchemos de admiração por causa da exuberância da natureza. Cada uma das várias espécies de rosas demonstra sua beleza e um encantador poder de cativar.
Todas as manhãs, diante de inumeráveis botões desabrochando e a expectativa de fragrâncias de amor, os beija-flores transmitem uma mensagem que nos atinge profundamente o coração. Parece que desejam oferecer-nos uma verdadeira compreensão do poder do nosso Criador. Quem mais poderia proporcionar essa ternura, variedade de cores e o doce aroma que as flores produzem? Ninguém, a não ser nosso poderoso Deus. Essa é uma das maiores evidências de Seu poder diante do Universo.
Assim como as frágeis rosas existem para recender sua fragrância, nós também devíamos oferecer-nos ao Senhor como flores do Seu jardim. É necessário que aprendamos a unir amor, caridade, compreensão e desprendimento, e transformar tudo num grande buquê para ser entregue às Suas mãos, dizendo: “Senhor, toma este ramalhete e coloca-o no Teu jardim. Ajuda-nos a exalar uma fragrância pelo serviço que prestamos, para ser colocado no Teu coração.” Dizem que, se aprendemos a linguagem das flores e conversamos com elas, poderemos sentir que elas também glorificam e louvam a Deus, que tem infinito amor por todo ser vivo.
É gratificante saber que também somos cuidadas pelo mais diligente e singular jardineiro, Jesus Cristo, que constantemente cuida de suas pequenas, delicadas e frágeis rosas: a humanidade. É extraordinariamente agradável contemplar as flores quando imaginamos fazer parte daquelas que um dia estarão no Jardim do Éden.
Ó Pai, ajuda-nos a ser como as rosas, recebendo de Ti um perfume muito especial e partilhando-o com as pessoas ao nosso redor. Que nossa fragrância ascenda ao Teu trono, nas mansões celestes.

Maria Sinharinha de Oliveira Nogueira

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Só Cristo".



Só Cristo é o caminho, mas você pode indicá-lo aos outros.Só Cristo é a luz, mas você pode fazê-lo brilhar aos olhos de seu irmão.Só Cristo é a vida, mas você pode restituir aos outros o desejo de viver.Só Cristo pode dar fé, mas você pode dar seu testemunho.Só Cristo pode infundir a esperança, mas você pode restituir a confiança ao irmão.Só Cristo pode dar amor, mas você pode ensinar seu irmão a amar.Só Cristo pode dar a saúde, mas você pode orientar e guiar.Só Cristo pode dar a paz, mas você pode semear a união.Só Cristo pode dar a força, mas você pode apoiar quem desanimou.Só Cristo pode dar alegria, mas você pode sorrir a todos.Só Cristo pode fazer o impossível, mas você sempre poderá fazer o possível.Só Cristo se basta a Si mesmo, mas Ele preferiu contar com você! Uma ótima e abençoada semana a todos!
(Autor desconhecido)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011



Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. Sal. 34:19.

A maioria das cartas que recebo é de pessoas que estão atravessando o vale da aflição. Quase todas têm a mesma pergunta: “Por que os problemas aumentam na minha vida cada vez que decido aproximar-me de Jesus?”

O verso de hoje é a resposta. Neste verso, achamos duas promessas. A primeira é: “Muitas são as aflições do justo”; a segunda: “O Senhor de todas o livra.”

Se você quer ser um cristão autêntico, prepare-se para receber ambas as promessas. A primeira é que neste mundo você enfrentará momentos de dificuldade. Isso é bíblico. Escrevendo aos filipenses, Paulo disse: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo.” Filip. 1:29. E o próprio Senhor Jesus afirmou diante de Seus discípulos: “No mundo, passais por aflições.” João 16:33.

O sofrimento é uma realidade da vida. É inevitável. Muito mais para quem decide seguir a Jesus. Mas a segunda promessa afirma que, finalmente, o Senhor livrará Seus seguidores de todas as dificuldades.

Muita gente imagina a felicidade como uma vida sem problemas. Mas, neste mundo, os espinhos fazem parte da rosa, a noite faz parte do dia e as lágrimas fazem parte da alegria. Você pode ser feliz em meio às dificuldades, se souber administrá-las na certeza de que o Senhor o livrará de todas elas.

O Salmo 34 é um hino de louvor a Deus porque Deus livrou o Seu povo, e não porque os Seus filhos não tiveram dificuldades. Entender esse fato pode ser o começo de uma nova dimensão na vida.

Deus cura o coração ferido, mas a intervenção divina não teria sentido se o coração não estivesse ferido. Ele restaura seus sonhos porque eles foram destruídos. Deus prometeu livramento, não isenção do problema.

Quais são as aflições que você está enfrentando hoje? Não importa. Antes de partir para enfrentar a montanha de dificuldades que está diante de você, decore este verso e repita-o ao longo do dia: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.” (Pastor Alejandro Bullon).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Saber Decidir!



Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher. Sal 25:12.



Se você pudesse fazer um levantamento das vezes em que tomou decisões erradas, qual seria o resultado?



“Pastor”, dizem as pessoas, “eu tinha certeza de que meu casamento iria dar certo.” “Achei que este negócio era o grande negócio da minha vida.” “Nunca pensei que vir a este país seria a minha desgraça.” “Escolher esta profissão foi um erro.”



Agora, imagine como seria sua vida se Deus, que nunca erra, o tivesse instruído no caminho que você devia escolher. Você acha que as coisas seriam diferentes?



Uma das estrelas da música brasileira morreu vítima da Aids, em plena juventude. Numa das suas últimas entrevistas, disse: “Não me arrependo de nada que fiz. Se tivesse que viver outra vez, viveria tudo de novo.” Mas se tivesse feito as decisões certas, com certeza teria vivido mais.



Saber viver é saber decidir. Quando Francisco Pizarro e um grupo de espanhóis chegaram à ilha de Gallo, o líder viu que os companheiros se acovardavam diante das perspectivas do sofrimento que lhes aguardava. Então, com a ponta de sua espada, fez uma linha simbólica sobre a areia da praia e disse: “Deste lado vos espera a morte, a fome, a chuva o desamparo e a glória. Deste outro, a vida descansada em tranqüila pobreza. Cada um faça a sua escolha.” Tendo dito isto, foi o primeiro a pular a linha, e 13 dos seus companheiros pularam atrás dele. Foi assim que se iniciou a conquista do império dos incas.



Foi uma decisão na procura de riqueza e de glória terrenas, é verdade. Mas, todos os dias, a cada instante, precisamos tomar decisões para a vida ou para a morte, para a felicidade ou para a desgraça. Nessas horas, Deus está disposto a instruir você para fazer a escolha certa.



O que fazer para que a ajuda divina seja uma realidade? O texto afirma: “Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá.” “Temer ao Senhor” é tê-Lo presente, reconhecê-Lo como Criador, reconhecer-nos como criaturas, abrir os olhos e os ouvidos aos Seus conselhos através da leitura da Bíblia, e depois partir sem medo para os desafios que o aguardam ao longo da estrada.



Torne sua, hoje, a oração do salmista, e lembre-se: “Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher.”







Alejandro Bullón

quinta-feira, 8 de setembro de 2011



Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá. Sal. 27:10.



Os judeus acham que este salmo foi escrito por Davi nos anos da velhice, depois do incidente narrado assim: “Isbi-Benobe descendia dos gigantes; o peso do bronze de sua lança era de trezentos siclos, e estava cingido de uma armadura nova; este intentou matar a Davi. Porém Abisai, filho de Zeruia, socorreu-o, feriu o filisteu e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.” II Sam. 21:16 e 17.



Pode uma coisa dessas? O povo dizer ao rei: “Por favor, rei, você está velho. Não precisa ir mais para a guerra conosco!” Mas a vida é assim. Chega o momento em que os filhos querem dizer o que devemos ou não fazer. Eles cuidam de nós como cuidávamos deles quando eram pequenos. É a vida e é preciso aprender a conviver com essa realidade.



Davi expressa neste salmo a sua confiança em Deus, nos tempos da velhice. Seus pais já descansam no sepulcro. Ele já viveu, chorou, amou, errou, pediu perdão, se levantou e triunfou. Mas a vida passou. Os anos se foram. Já não é mais o garoto que matava leões e ursos que ameaçavam rebanhos. Também não é mais o jovem destemido que, com uma funda e cinco pedrinhas, derrubara o gigante Golias. Ainda acha que pode, é verdade. Acaba de enfrentar outro gigante, Isbi-Benobe, mas quase morre desta vez, não fosse pela intervenção de Abisai. Por isso, seus próprios soldados lhe aconselharam: “Por favor, rei, fica em casa, para que ‘não apagues a lâmpada de Israel’.”



Como você se sentiria nessas circunstâncias? Como reagir à realidade da velhice que avança implacavelmente? Davi expressa com segurança: “O Senhor me acolherá.”



Ao escrever este devocional, não sou mais um jovem. Eu também já vivi. Resta-me continuar olhando para o horizonte e colocar nas mãos de Deus tudo aquilo que recebi dEle. Na experiência de Davi, o companheirismo com Jesus era a fonte de certeza e satisfação com relação ao futuro.



Se essa é a sua realidade, agradeça a Deus a vida, as alegrias e até as tristezas. E expresse como Davi: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá.”




por Alejandro Bullón

domingo, 4 de setembro de 2011



Você Não Tem que se Preocupar

Não se preocupem, dizendo: “Que vamos comer?” ou “Que vamos beber?” ou “Que vamos vestir?” Mateus 6:31


Certa ocasião, o Serviço de Saúde dos Estados Unidos mandou imprimir a seguinte declaração sobre a tendência para a preocupação: “Tanto quanto saibamos, nenhum pássaro tentou construir mais ninhos do que seu vizinho. Nenhuma raposa se aborreceu por ter apenas uma toca para se esconder. Nenhum esquilo morreu de ansiedade pelo fato de não ter o suprimento para dois invernos em lugar de um, e nenhum cachorro perdeu o sono pelo fato de não ter ossos suficientes para anos futuros.”


Sabedor de nossa fragilidade como seres humanos, Jesus repetiu três vezes no Sermão do Monte a ordem “não se preocupem”. As recomendações ligadas a essa ordem fazem parte, hoje em dia, de conselhos nas áreas da medicina, psicologia e espiritualidade.


A principal razão pela qual nos preocupamos é que desejamos controlar nossa vida, em lugar de confiar o futuro a Deus. Chegamos a pensar que podemos administrar melhor os resultados e o inesperado.


Há inúmeras preocupações que nos assaltam no dia a dia: perder o emprego, sofrer um acidente, perder o cônjuge, bens, saúde, etc. A isso nossa imaginação acrescenta dúvidas, medos, números e expectativas. Ou, como diz um provérbio sueco: “A preocupação faz de um pequeno objeto uma grande sombra.” Quando nos preocupamos, bloqueamos a corrente natural de pensamento, o que nos impede de tomar resoluções adequadas. Quando nos preocupamos, chegamos até certo ponto a questionar a sabedoria de Deus. Mas nada é grave, difícil ou impossível para o Senhor. Ele sabe o que é melhor e cuida de nós.


Estatísticos da Universidade de Wisconsin fizeram um estudo sobre coisas que preocupam o ser humano. Reuniram os itens em quatro grupos:


1º – 40% preocupam-se com coisas que nunca aconteceram; 2º – 30% preocupam-se com coisas que já aconteceram e não podem ser mudadas; 3º – 22% ocupam a mente com pequenas preocupações e crítica infundada dos demais; 4º – 8% têm preocupações legítimas.


“Coisa alguma é grande demais para que Ele não possa suportar, pois é Ele quem mantém os mundos e governa o Universo. Nada daquilo que, de alguma forma, diz respeito à nossa paz é pequeno demais para que Ele não note. [...] Nenhuma calamidade poderá sobrevir ao mais humilde de Seus filhos [...] sem que Lhe desperte imediato interesse” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 100). (Pastor José Maria Barbosa)

Powered By Blogger